Disciplina oferecida no 1º semestre de 2017

HDL 5001 - Conflitos contemporâneos em perspectiva

Disciplina ministrada pelos Professores Antonio Ribeiro de Almeida Júnior, Maria Lúcia Homem, Sandra Regina Chaves Nunes

Início: 10 de março de 2017

Dia da semana: sextas-feiras

Horário: das 14:00 às 18:00

Local: Prédio da Casa de Cultura Japonesa – Av. Prof. Lineu Prestes, 159

Período de Inscrições:

Aluno especial:  16 a 20 de janeiro de 2017.

Mais informações: http://pos.fflch.usp.br/node/149

Pré-matrícula dos alunos regulares: 16 a 29 de janeiro de 2017

Clique aqui para mais detalhes

Disciplina oferecida no 2º semestre de 2016

HDL5018 - Memória e Deslocamentos Populacionais

Disciplina ministrada pelos Professores Inês Macamo Raimundo (Professora visitanta da Universidade Edurdo Mondlane, Moçambique), Antonio Ribeiro de Almeida Junior (Diversitas – USP), Zilda Márcia Grícoli Iokoi (Diversitas – USP).

Dias das aulas: 21, 22, 24, 28 e 29 de novembro, das 14h às 18h.

Matrículas até 18/11.

Clique aqui para mais detalhes.

Disciplina oferecida no 1° semestre de 2016

HDL5011 – Conflitos contemporâneos em perspectiva II

Clique aqui para ver a ementa

Disciplinas oferecidas no 1º semestre de 2015

Para informações sobre horários e inscrições, acesse:

Disciplina Diálogos interculturais I

Disciplina Diversidades, Direitos humanos e Desafios na América Latina

A presente proposta é resultado do grupo de estudos da Pós-Graduação Interdisciplinar do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos. Para tanto, partiu-se do suposto que define este projeto de pós-graduação como: um conjunto de áreas do conhecimento, composto de disciplinas diversas, mas que se combinam segundo objetivos comuns.

Vale indicar que o critério seletivo das matérias foi acatado como um conjunto afinado com valores éticos estabelecidos pela fundamentação do conhecimento científico e de outros saberes desconsiderados pelos saberes hegemônicos. Tendo como fim a construção de diálogos democráticos, a pluralidade foi levada em conta como caminho construtivo para uma cultura de paz e da busca de justiça social, mantidas e respeitadas as diferenças, garantidas e apoiadas por diálogos instruídos.

Constituição do Currículo

O encaminhamento dos debates indicou a caracterização de uma única área de concentração, ou núcleo integrativo que combinaria diversas disciplinas, a serem escolhidas pelos estudantes, de acordo com as especificidades do seu projeto de pesquisa, não se caracterizando, nas quais os programas de diferentes docentes se articularão segundo justificativas garantidoras da unidade dada pelos objetivos. As disciplinas são:

1 - diversidades culturais, territoriais e subjetivas;

2 - identidades e subjetividades;

3 - conflitos contemporâneos em perspectivas;

4 - diálogos interculturais;

5 - conhecimento, compreensão e novas legitimidades;

6 - ética, estado e política;

7 - etnocentrismo: natureza e cultura;

8 - testemunhos, memória e esquecimento.

As disciplinas serão ministradas por um conjunto de docentes de diferentes especialidades, por módulos e aulas coletivas a serem organizadas a partir dos programas dos professores.

Disciplina oferecida no 1° semestre de 2016