Docentes:

Doris Accioly e Silva

Lilian do Amaral Nunes

Sandra Regina Chaves Nunes

Início: 15/03/2023

Dia da semana: quartas-feiras

Horário: às 19:00

Modalidade: Híbrido  - Casa de Cultura Japonesa

 

PROGRAMA

OBJETIVOS:

  1. Rever conceitos teórico-críticos dos estudos sobre Arte, Política e Artivismo;
  2. Analisar experiências de artivismo contemporâneo à luz das teorias decoloniais e feministas;
  3. Revisitar o Anarquismo e suas expressões artísticas no espaço e no tempo;
  4. Apresentar práticas artísticas ativistas contemporâneas;
  5. Refletir sobre os legados políticos e ativistas para o campo da arte contemporânea a partir de uma revisão historiográfica;
  6. Analisar o uso das mídias e das redes sociais na compreensão da dimensão global dos artivismos insurgentes e das políticas culturais;

JUSTIFICATIVA:

A disciplina Pesquisa, Arte e Política se coaduna com o projeto Cátedra Nômada “Onde estão as mulheres na arte e na cidade?”, do Diversitas, coordenado pelas Profas. Dras. Silvana Nascimento e Lilian Amaral, que se propõe a realizar reflexões, debates, pesquisa e ações no campo da equidade de gênero na sua relação com as artes, os espaços urbanos, instituições e movimentos sociais.

Assim pretende retomar e ampliar de forma sistematizada as questões e respostas que nortearam esse projeto:

Onde estão e como se posicionam as mulheres artistas e suas obras, como são abordadas nos museus, na educação formal e não formal, assim como nos espaços públicos e nas publicações científicas e especializadas? 

Considerando uma perspectiva glocalizada, como entender as implicações e os atuais contornos dos ciberfeminismos, das atuações em  redes e dos artivismos com foco nas questões de gênero nas cidades contemporâneas, cenários de profundas transformações?

Nessa ampliação mais uma questão mais foi estruturada:

O que se herda de movimentos sociais ou das filosofias libertárias do séc. XIX?

As reflexões e discussões sobre essas questões pretendem percorrer as teorias decoloniais, as práticas artísticas e artivistas, as lutas anarquistas, como uma expressão dos movimentos feministas, das lutas por direitos, das expressões estéticas como formas de mudança social.

Nesse percurso, a disciplina reforça um dos objetivos da Cátedra Nômada:  “implementar propostas e programas para reequilibrar as ausências cidadãs na construção das narrativas de memórias urbanas contemporâneas.”

CONTEÚDO (EMENTA):

  1. Balanço crítico dos estudos teóricos sobre Arte, Política e Artivismo enfatizando o contexto latino-americanos;
  2. Teorias decoloniais e feministas implicadas no campo da arte;
  3. Arte e Transformação Social;
  4. Artivismos Contemporâneos em perpesctiva relacional;
  5. Anarquismo, Arte e Artivismos;

BIBLIOGRAFIA:

Bibliografia básica

NUNES, Lilian do Amaral. SCHWARTZ, Rosana Maria Pires Barbat. (Org.) Entre territórios e redes: arte, memória, cidades. São Paulo: e-Manuscrito, 2022.

(AMARAL, Lilian. SCHWARTZ, Rosana. ENTRE TERRITÓRIOS E REDES. Arte, Memórias, Cidades. Co-Pesquisa em Contexto Glocal, 2022. https://pluriverso.online/e-book_entre_territorios_e_redes/)

NUNES, Sandra Regina Chaves. “Independência ou morte! A forma estética comoterritório de liberdade”. Brasil 200 Anos de (In)Dependência (1822-2022). Org. Antônio Ribeiro de Almeida Jr. e Everaldo de Oliveira Andrade. São Paulo: Hucitec Editora, 2022.

__________. “Fragmentos do cotidiano: o empoderamento pela Música”. In: Diversidade e Poder. Org. Antônio R. de Almeida Jr. e Sandra R. Chaves Nunes. São Paulo: Hucitec Editora, 2019.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-Chave: um vocabulário de cultura e sociedade. Tradução: Sandra Guardini Vasconcelos; Prefacio: Maria Elisa Cevasco. São Paulo, Boitempo, 2007.

CAMPOS, Haroldo. Arte Pobre, Tempo de Pobreza, Poesia Menos. In: Metalinguagem e outras Metas. São Paulo: Perspectiva, 1992, p. 221-230.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas. São Paulo: EDUSP, 2003.

BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BENJAMIN, Walter. O artista como produtor; in: Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BUENO, Maria Lucia. Artes plásticas no século XX. Modernidade e Globalização. Campinas: Editora da Unicamp/Imesp/Fapesp, 2001.

COELHO, Plínio Augusto (Org.). Surrealismo e anarquismo: bilhetes surrealistas de Le Libertaire. São Paulo: Imaginário, 1990.

MESQUITA, André. Insurgências Poéticas. Arte Ativista e Ação Coletiva. São Paulo: Editora Annablume, 2021.

HOLLANDA, Heloísa B. Pensamento Feminista Hole. Perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

KERN, Leslie. Cidade Feminista. A luta pelo espaço em um mundo desenhado por homens. Rio de janeiro: Oficina Raquel, 2021.

MESQUITA, André. ESPERAR NÃO É SABER. Rio de janeiro: Ed. FUNARTE, 2015.

LITVAK, Lily. MUSA LIBERTARIA. Arte , literatura y vida cultural del anarquismo  español (1880-1913). Madrid: Fundacion Anselmo Lorenzo, 2001.

_________. Modernismo, Anarquismo y fin de siglo. Prólogo de Giovanni Allegra. Barcelona: Editora Anthropos, 1990.

PRADO, Antonio Arnoni. FOOT HARDMAN, Francisco. Contos Anarquistas. São Paulo: Ed. 34, 2012.

PRADO, Antonio Arnoni. FOOT HARDMAN, Francisco. Lima Barreto: uma autobiografia.

São Paulo: Ed. 34, 2012.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

ANTLIFF, Allan. ANARQUIA E ARTE: da Comuna de Paris a queda do muro de Berlim. São Paulo: Ed. Madras, 2007.

RESZLER, André. LA ESTETICA ANARQUISTA. Buenos Aires: 1975.

____________. Surrealismo e Anarquismo. São Paulo: Ed. Imaginário, 1990.

LIDA, Clara  E. , YANKELEVTCH, Pablo. CULTURA Y POLITICA DEL ANARQUISMO EN ESPANA E IBEROAMERICA. Ciudad de Mexico: Ed. El Colegio de Mexico, 2012.

HERBERT, Reade. A EDUCACAO PELA ARTE. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2001

Obs:

Serão utilizados e disponibilizados os textos dos Encontros Arte e Descolonização produzidos pelo MASP, em 2019 e 2020.

                                              

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Importante: As estratégias de avaliação, (prova(s); seminário(s); projeto(s); exercício(s); ou outras), bem como a contribuição para o conceito final devem estar especificadas, de forma clara e contar a porcentagem de cada atividade

Será proposta a construção de uma produção audiovisual como requisito do processo de pesquisa e da práxis abordadas na disciplina. O produto audiovisual – minidoc (5’a 10’) - tendo como tema ARTIVISMOS CONTEMPORÂNEOS. O projeto consistirá na leitura e problematização de textos discutidos ao longo dos encontros propostos orientando e inspirando a produção audiovisual a ser realizada pelos participantes da disciplina. Essa produção poderá ser apresentada publicamente, tanto numa plataforma de vídeos on-line (YOUTUBE), bem como em uma instituição cultural da cidade de São Paulo, aberta para debate público, ampliando e divulgando essas produções para além do âmbito acadêmico. A avaliação será processual e por três etapas: leitura e análise bibliográfica, elaboração de roteiro, finalização e apresentação de seminário.  As etapas acima descritas comporão 100% da avaliação discente.