Estarão abertas no período de 04 a 10 de julho de 2022 as inscrições para as(os) interessadas(os) em cursar, como alunas e alunos especiais, as disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (PPGHDL) no 2º semestre de 2022.
Conforme o Regimento de Pós-graduação da USP, artigos 57 e 58, alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas sem vínculo com qualquer Programa de Pós-graduação da USP. Mais informações clique AQUI
Eventualmente, os créditos em disciplinas cursadas na condição de aluno especial poderão ser aproveitados nos 36 meses anteriores à data da matrícula inicial como aluno regular, com a devida anuência de seu orientador.

1. Disciplinas oferecidas:

HDL5039 – O Cinema Indígena: do Território à Tela
HDL5040 – Tecnologias Sociais da Memória e Saberes Compartilhados

2. Orientações/Documentos para inscrições:

As inscrições são realizadas exclusivamente via web, por meio do link https://diversitas.fflch.usp.br/form/inscricao-aluno-especial-2s22 no período de 04 a 10 de julho (até às 23h59 horário de Brasília).
No ato da inscrição, além de preencher o formulário online, a(o) candidata(o) deverá fazer upload, no formato PDF, dos seguintes documentos:
1) RG (frente e verso no mesmo arquivo). Candidatas(os) estrangeiras(os) anexar cópia do RNE (frente e verso no mesmo arquivo);
2) CPF;
3) Diploma de Graduação (frente e verso no mesmo arquivo) ou Atestado de Conclusão com data da Colação de Grau). Não será aceito Atestado de Conclusão sem data da Colação de Grau ou Atestado de 'Provável Bacharel';
4) Histórico Escolar da Graduação;
5) Carta às(aos) ministrantes justificando a escolha da disciplina (máximo 1 página);
6) Currículo Lattes.

3. Pagamento da Taxa de Inscrição:

3.1. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 (oitenta reais) por disciplina e o boleto de pagamento será gerado após o término do preenchimento do formulário de inscrição.
3.2. De acordo com a Deliberação/CPG/01/17, emitida pela CPG a FFLCH, estão isentas(os) do pagamento das taxas de inscrição funcionários da USP, Unesp e Unicamp e professores da rede pública do Estado de São Paulo, desde que apresentem documento comprobatório atualizado da atividade funcional.
3.2.1. Pedidos de isenção devido à dificuldade econômica serão analisados caso a caso pela Coordenação do Programa. Para tanto, a(o) candidata(o) deverá apresentar uma carta solicitando a isenção, acompanhada de um dos seguintes documentos:
a) comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
b) comprovante de desemprego (Carteira Profissional ou Cópia do Seguro Desemprego);
c) comprovante de renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (valor do salário mínimo federal vigente).
3.2.2. A solicitação da isenção, nos casos descritos nos itens 3.2 e 3.2.1, bem como o envio dos documentos comprobatórios, deverá ser realizada exclusivamente por meio eletrônico no endereço https://diversitas.fflch.usp.br/form/pedido-de-isencao-de-taxa no período de 22 a 26 de junho (até às 23h59 horário de Brasília).
3.2.3. A lista com as isenções deferidas pela Coordenação será publicada no site do Diversitas (www.diversitas.fflch.usp.br) a partir de 30 de junho.
3.3. - Em nenhuma hipótese serão aceitas outras formas de pagamento.
3.4. - Não haverá devolução de taxa de inscrição em nenhuma hipótese.

4. Calendário:

Isenção de taxa de inscrição

22 a 26/06
(até às 23h59)

Formulário Eletrônico

Divulgação da lista de isenções da taxa de inscrição

a partir de 30/06

Lista de isenção de taxa de inscrição - Aluno Especial | DIVERSITAS (usp.br)

04 a 10/07

Formulário Eletrônico

Divulgação das inscrições deferidas

a partir de 18/07

Lista das inscrições deferidas para Alune Especial, Alunes UNESP e UNICAMP - Disciplinas 2º semestre de 2022 | DIVERSITAS (usp.br)

Divulgação do resultado com a lista das(os) selecionadas(os)*

a partir de 15/08

Selecionados. Aluno Especial 2º semestre 2022. HDL5039 – O Cinema Indígena: do Território à Tela | DIVERSITAS (usp.br)

Selecionados. Aluno Especial 2º semestre 2022. HDL5040 – Tecnologias Sociais da Memória e Saberes Compartilhados | DIVERSITAS (usp.br)

*As(os) candidatas(os) selecionadas(os) serão automaticamente matriculadas(os)
*Siga as instruções atentamente, pois as inscrições que não atenderem ao solicitado serão indeferidas.