O grupo se aloca na grande área das Ciências Humanas, na subárea da Sociologia, mais especificamente na Sociologia do Conhecimento. A linha de pesquisa adotada é História e Teoria da Ciência, como exposto no seguinte excerto apresentado à CNPq:
Investigação de um paradigma teórico, ético, moral e espiritual visando uma renovação da ciência a partir de uma crítica construtiva de seus fundamentos teóricos, metodológicos, axiológicos, epistemológicos, sociais e culturais.
O conceito de Alterciência encontrou repercussão na disciplina HDL5031, “Alterciência: Proposições Críticas e Processos Criativos para o Conhecimento [Pesquisa, Teoria, História, Método, Práxis]”, que está sendo oferecida no segundo semestre de 2020 por Artur Matuck, Valdemar Setzer e Vanessa Lopes para a pós-graduação no Programa de Pós-Graduação do Diversitas, com a seguinte ementa, que resume em parte a que se propõe a Alterciência:
O conceito de Alterciência indica um novo paradigma que reconhece o ser humano em sua complexidade social, artística e intelectual, envolvendo suas áreas biológica, tecnológica, científica, espiritual e afetiva como sujeito de um novo conhecimento, transcendendo o fisicalismo típico da ciência moderna mas sem negar fatos científicos.
A Alterciência implica numa análise crítica da ciência moderna e contemporânea a partir de perspectivas filosóficas diversas: estética, espiritual, moral e física; mas também a partir de teorias emergentes, a ecologia, o feminismo, o de-colonialismo, a negritude, o anti-racismo, o anti-especismo, dentre outras. A crítica construtiva resitua a ciência atual em um processo de reformulação teórica, experimental, filosófica, moral e paradigmática.
Ainda que devamos reconhecer o importante papel da ciência moderna como força civilizatória a partir do Iluminismo, ela pode ser confrontada em seus fundamentos, em sua racionalidade exclusivista e totalizadora, em suas práticas e experimentações auto-validadas, e ainda em suas derivações tecnológicas e comunicacionais, suas aplicações na indústria, comercial ou militar e em seus efeitos diretos e indiretos nos modos de vida que formam o tecido social, na individualidade, no ambiente, na natureza e no planeta.
O grupo prevê uma revisão da história, teoria, metodologia, filosofia e crítica da ciência mas também integra uma práxis pedagógica desafiando os participantes a conceberem suas próprias práticas para possíveis proposições de uma Alterciência surgida de seus projetos, interesses, experiências e vivências acadêmicas, criativas e vivenciais.
Diante das implicações e desdobramentos teóricos que o conceito de Alterciência vem alcançando, faz-se necessário a formalização de um grupo de pesquisa, para que assim os investigadores que já se debruçam sobre o tema possam aprofundar ainda mais suas reflexões e fazê-las alcançar ainda mais relevantes impactos, por meio da realização de congressos, publicações e intercâmbios, entre outras atividades que ajudem na expansão da Alterciência.
O grupo de pesquisa tem a intenção de ampliar sua rede de pesquisa para além das fronteiras da Universidade, do Estado de São Paulo e do Brasil buscando parcerias e colaborações com Universidades de Centros de Pesquisa do exterior consolidando uma atividade continuada de pesquisa, ensino e extensão.