1) Projeto de Extensão: Matizes: diversidades na roda da arte educação (Início: 2021)

Coordenação geral: Sumaya Mattar

“Matizes: diversidades na roda da arte educação” visa promover a reflexão sobre temáticas étnico-raciais, diversidades e interseccionalidades na arte/educação, sob uma perspectiva decolonial.

Organizado por estudantes de licenciatura em Artes Visuais da ECA/USP, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Sumaya Mattar, o projeto promove rodas de conversa, oficinas e ações artístico-educativas com educadores, artistas e pesquisadores.

Dentre os convidados já recebidos pelo Matizes estão: Marcelo D’Salete, Claudinei Roberto da Silva, Amanda Carneiro, Glaucea Helena de Britto, Priscila Leonel e Chibueze Brito Obi. As gravações das conversas realizadas em formato online durante a pandemia de Covid-19 estão disponíveis no canal do Youtube “Matizes Projeto” e no Portal GMEPAE.

Em 2022, o projeto se tornou um projeto de extensão e passou a contar com a participação de bolsistas do Programa Unificado de Bolsas da USP (PUB).

https://gmepae.com.br/projetos/matizes-diversidade-na-roda-da-arte-educacao/

https://www.youtube.com/channel/UC-IhKXx7C1GUNO7FvhDXXLA

 

2) Curso de Extensão Arte e Educação para Professores (Início: 2019)

Coordenação: Sumaya Mattar

O curso é uma iniciativa do GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação, como forma de ampliação do diálogo entre Universidade e Escola Pública, buscando oferecer uma possibilidade de atualização docente em arte. A metodologia utilizada é pautada no Sistema Formativo Cartografias de si para o trabalho com educadores, formulado pela professora Sumaya Mattar. O programa do curso resulta dos estudos, pesquisas, práticas, reflexões e inquietações da própria docente e dos membros do grupo de pesquisa, composto por pesquisadores, educadores, estudantes e artistas e está estruturado em torno dos seguintes grandes eixos: perspectivas decoloniais em arte e educação; pedagogia crítica e práticas interculturais; inseparabilidade, na práxis educativa, entre professor, artista e pesquisador; defesa da educação pública e do ensino de arte no currículo escolar; valorização da profissão docente; prática educativa em arte como práxis criadora; ensino de arte como experiência emancipadora.

https://gmepae.com.br/projetos/curso-de-extensao-arte-e-educacao-para-professores/