Retificação Edital 001/2021

​​​​​​​A Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (PGHDL/FFLCH-USP) RETIFICA o Edital de Seleção 001/2021 no que se refere à:

  1. Ampliação do prazo para envio dos vídeos destinados ao procedimento de heteroidentificação de candidatas(os) autodeclaradas(os) negras(os);
     
  2. Alteração de 1 (uma) das referências bibliográficas exigidas na circunstância da prova dissertativa. 

  1. Na seção “1. Da Inscrição”, em “1.1.2. Da(o) candidata(o) autodeclarada(o) negra(o)”, deverão ser doravante consideradas as novas datas abaixo:

Para garantir a efetividade da ação afirmativa e, baseando-se na Portaria Normativa nº 4 de 06/04/2018, será realizado um procedimento complementar à(ao) candidata(o) que se autodeclarar negra(o), que consiste na comissão de heteroidentificação.

A comissão, formada para este fim, será composta por cinco membros e dois suplentes, observando a diversidade racial e gênero.

Como procedimento de heteroidentificação, a comissão utilizará como critério o previsto no art. 9º da referida Normativa, a saber:

Art. 9º A comissão de heteroidentificação utilizará exclusivamente o critério fenotípico para aferição da condição declarada pelo candidato no concurso público.

§ 1º Serão consideradas as características fenotípicas do candidato ao tempo da realização do procedimento de heteroidentificação.

§ 2º Não serão considerados, para os fins do caput, quaisquer registros ou documentos pretéritos eventualmente apresentados, inclusive imagem e certidões referentes a confirmação em procedimentos de heteroidentificação realizados em concursos públicos federais, estaduais, distritais e municipais.

A(o) candidata(o) autodeclarada(o) negra(o) deverá enviar para o e-mail diversitas@usp.br, entre os dias 20 a 22 de março (até às 23:59 horário de Brasília), um vídeo que será analisado pela comissão composta para este fim. As orientações para o envio do vídeo serão informadas à(ao) candidata(o) por e-mail.

O não recebimento do vídeo no período acima indicado implicará a desistência da(o) candidata(o) autodeclarada(o) negra(o) em participar do processo na condição de optante da política de ação afirmativa, podendo a(o) mesma(o) ainda concorrer em ampla concorrência. Para tanto, a(o) candidata(o) deverá enviar para o e-mail diversitas@usp.br a manifestação do seu interesse em continuar no processo seletivo na condição de “não optante” até o dia 09 de abril de 2021. Não se manifestando a(o) candidata(o), será eliminada(o) do processo seletivo.

Caso a comissão identifique o descumprimento das orientações de gravação, a(o) candidata(o) autodeclarada(o) negra(o) e optante da política de ação afirmativa será considerada(o) desistente da política de ação afirmativa, podendo a(o) mesma(o) ainda disputar uma vaga em ampla concorrência. Para tanto, a(o) candidata(o) será informada(o) por e-mail e deverá manifestar seu interesse em continuar no processo seletivo na condição de “não optante”. Não se manifestando a(o) candidata(o), será eliminada(o) do processo seletivo.

O resultado do procedimento de heteroidentificação será publicado no site do Diversitas (http://www.diversitas.fflch.usp.br), a partir do dia 30 de março. Constarão, na ocasião da divulgação do resultado, o número de inscrição da(o) candidata(o) e o resultado da comissão de heteroidentificação a respeito da confirmação da autodeclaração.

A(o) candidata(o) que não tiver a confirmação da autodeclaração pela Comissão poderá apresentar recurso até o dia 1º. de abril. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 05 de abril, no site do Diversitas (http://www.diversitas.fflch.usp.br).

  1. Na seção “3. Da Seleção”, em “3.2.2. A prova terá duração de quatro horas e consiste numa prova escrita, dissertativa, sem consulta, para avaliar os conhecimentos da(o) candidata(o) na área do Programa, conforme bibliografia a seguir:”, deverão ser doravante considerados os títulos abaixo:

APPADURAI, Arjun. O medo ao pequeno número. São Paulo: Iluminuras, 2009.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro Edições, 2011.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

DINIZ, Débora. O que é Deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo. 10ª edição. São Paulo: Ática, 2019.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia das Letras, 2019.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Disponível em:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4584956/mod_resource/content/1/06%20-%20GONZALES%2C%20Lélia%20-%20Racismo_e_Sexismo_na_Cultura_Brasileira%20%281%29.pdf

PRECIADO, Paul. Multidões queer: notas para uma política dos anormais. Estudos Feministas, Florianópolis, 19(1): 312, jan.-abr. 2011. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2011000100002/18390

BACCARI, Marcos Namba. Morrer para sobreviver: o vírus que somos. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul/RS, v. 25, 2020. Disponível em:

http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8352