Sobre Nós

Registrado no CNPq em 2009, o grupo visa desenvolver pesquisas e promover o conhecimento acadêmico e a reflexão crítica sobre temáticas árabes, africanas, asiáticas, sul-americanas e suas diásporas, incluindo temas vinculados a migração, refúgio, apátrida, interculturalidade, interseccionalidade e translinguagem. Além disso, o grupo estimula iniciativas na área de educação e a produção cultural, em parceria com a ONU e outros órgãos internacionais.
Trata-se de um grupo de pesquisa transdisciplinar, com destaque para literatura, linguística, história, sociologia e direito.

Possui 8 linhas de pesquisa: 1) Decolonialidade e epistemogias do Sul; 2) Migração e Refúgio na América do Sul, em países árabes, na África e no Sul Global; 3) Narrativas de viagem como metáfora da busca pelo conhecimento; 4) Orientalismo, estudos pós-coloniais, decolonialidade e geografias imaginativas: invenções de um Oriente, de África e de espaços não-ocidentais; 5) Experiências nacionais comparadas: América Latina, África e Ásia; 6) Religião, identidades étnicas e hibridismos: narrativas de origem, disciplina dos corpos e experiências trans-regionais; 7) Tradução e análise de manuscritos e obras em árabe, turco otomano, persa, kiswahili, tamil, konkani, português e espanhol; e 8) Arte contemporânea no Oriente Médio: entre a tradição cultural, linguística, religiosa e os fluxos transnacionais.

Coordenador: Paulo Daniel Elias Farah

Pesquisadores
Este grupo de pesquisa é formado por mais de 40 pesquisadores do Brasil e de países como Senegal, Síria, Líbano, Moçambique e Marrocos, entre outros. 

Publicações
Entre as várias publicações vinculadas ao grupo, encontram-se, entre outras, Expressões literárias migrantes, Linguagens da sobrevivência: migrações, interlínguas, narrativas e representações, Alterciência: Proposições Críticas e Processos Criativos para o Conhecimento, Presença Árabe na América do Sul e Deleite do Estrangeiro em Tudo o que é Espantoso e Maravilhoso: estudo de um relato de viagem bagdali, do Prof. Dr. Paulo Daniel Elias Farah, co-editada pelas Bibliotecas Nacionais de Argel, de Caracas e do Rio de Janeiro e pelas Edições BibliASPA.

Teses e Dissertações
Mais de 60 teses e dissertações de pesquisadores vinculados ao grupo já foram defendidas. Atualmente, há mais de 90 pesquisas em andamento em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.