Resumo: Investigar a percepção do mundo pelos sentidos, e consequentemente a formação de subjetividades, à medida que esta passa por mudanças na relação com objetos anteriormente inertes, que se tornaram tanto mídias de distribuição, quanto de armazenamento de informação. Dentre essas mudanças, sustentamos a hipótese de que teríamos como resultado a alienação dos sentidos (a ausência deliberada de percepção sensorial) e a constituição de um capitalismo sensorial (os sentidos como commodities no processo econômico). Como objetivos específicos, poderíamos listar: - realizar o mapeamento dos objetos considerados como mídias (objetos/mídias); - realizar o mapeamento dos objetos/mídias conectados em redes de "internet das coisas" (IoT); - apresentar as instâncias, a partir da relação com os objetos/mídias, de possibilidade de alienação dos sentidos; - apresentar os tipos de relações interativas entre os objetos/mídias utilizados pelos indivíduos; - analisar as percepções sensoriais dos indivíduos na relação interativa cotidiana com objetos/mídias.

Equipe: 
Luli Radfharer (coordendador)
Ana Amélia Erthal (pós-doutorado)

Mestrandos PPGHDL/FFLCH/USP:
Jayme Rodrigues L. Filho
Kassia Oliveira da Silva
Letycia L. dos S. B. Peixoto

Iniciação Científica:
Gustavo Nakasuka Nunes Sanches
Ítalo Patrício Vichietti