

Este evento é uma apresentação pública dos resultados da primeira etapa (dezembro/24 a julho/25) do projeto Quilombo Inteligente, suas origens e atividades programadas para a segunda etapa, que se inicia com esse evento.
As atividades da próxima etapa envolvem iniciativas de mobilização na sociedade civil e demais interessados em apoiar, por meios físicos, financeiros, tecnológicos e no oferecimento de conteúdos e telementoria de projetos. Essa mobilização consiste no atendimento aos cerca de 150 adolescentes e jovens já mobilizados, assim como na abertura de novas oportunidades de adesão e apresentação de projetos à plataforma “Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção – UAIFAI” do projeto Quilombo Inteligente e propícia à criação de parcerias com redes e entidades interessadas.
O que é o Quilombo Inteligente (QI)?
Em maio de 2024, a Embaixada da França apoiou a realização do evento “Noite das Ideias” com o tema "Identidades x Inteligências: Artificiais", sob a coordenação de Gilson Schwartz, voltado ao questionamento de limites e possibilidades desses conceitos centrais no debate público contemporâneo.
Como definir “identidade” e quais os horizontes e riscos abertos pelo identitarismo na busca por diversidade, democracia e tolerância?
Quais os potenciais das diferentes definições de “inteligência” assim como os riscos associados à meritocracia, à elitização do acesso ao conhecimento e à exclusão sistêmica de cidadãos na sociedade do conhecimento?
Em que medida cada um desses conceitos e suas relações podem conduzir a novos modelos pedagógicos, de governança e sustentabilidade que tenham como apoio as tecnologias de informação e comunicação (TICs), ou seja, os artifícios da era digital?
Há inteligência artificial e também identidade artificial? Como, quem e com quais propósitos são desenvolvidas as identidades e inteligências num mundo em crise, em guerra e profundamente marcado pelo racismo e formas associadas de preconceito?
Ao assumir como denominação a expressão Quilombo Inteligente, propomos a criação de trilhas de orientação profissionalizante com base em projetos formulados por adolescentes e jovens com domínio das duas dimensões, aptos a conduzir projetos de apropriação de novas tecnologias digitais em favor de uma sociedade aberta, inclusiva e sustentável. As atividades no segundo semestre de 2025 serão também uma oportunidade de formação de novas redes de apoio, telementoria e pesquisa.
É possível um quilombo que não seja inteligente? É possível uma inteligência artificial que ignore ou tenha como pressuposto uma neutralidade frente às questões identitárias? Qual o sentido da “quilombagem”?
Saiba mais sobre o projeto.
Para participar das discussões, acesse Servidor Discord da Audiência Pública - Quilombo Inteligente







