data
Local
Online (o link da sala será enviado um dia antes do evento)

palestra ética e direito animal

Inscrições: bit.ly/conferenciaderrida

Para finalizar o nono ciclo de estudos promovido pelo Grupo de Leitura Filosofia Animal (Diversitas-USP e Grupo Praxis-CFUL), cujo trabalho de pesquisa se concentrou no livro “A Besta e o Soberano”, vol I, do filósofo Jacques Derrida, teremos a honra de receber a filósofa Fernanda Bernardo, tradutora e editora deste livro de Derrida em Portugal, para sua palestra Desconstruções da Soberania. Derrida - o eleito secreto do «animal»"
Derrida dedicou os últimos anos de seu ensino (2001-2003) ao pensamento sobre a vida animal e a soberania política na tradição intelectual ocidental. Publicados em dois volumes sob o título "A Besta e o Soberano", esses seminários estavam inseridos no contexto geral de seus seminários sobre “Questões de responsabilidade”, proferidos desde 1991 até o ano de sua morte, em 2004. 
Para Derrida, a besta e o soberano representavam duas figuras opostas à esfera pública humana, ambas situadas fora da lei e excluídas da política: a besta, que não conhece a lei, e o soberano, por ter o poder de revogá-la. Seu propósito é evidenciar como essa oposição revela o autoconceito da humanidade ocidental, onde reis e deuses pairam acima da lei, enquanto os animais rastejam abaixo dela. São relações binárias de poder que derivam desse emparelhamento que aloca, de um lado, a besta (associada à animalidade, à natureza, à feminilidade, à servidão, ao sujeito não branco, à colônia, à doença, ao anormal etc.), e, do outro, o soberano (relacionado ao humano e ao supra-humano, a Deus, ao Estado, à masculinidade, ao sujeito branco, fisicamente e sexualmente “normal”).

PALESTRANTE
Fernanda Bernardo é professora de Filosofia na Universidade de Coimbra. Filosoficamente posicionada na Desconstrução é tradutora de vários títulos de J. Derrida, de J.-L. Nancy, de M. Blanchot, de H. Cixous e de E. Lévinas, e é autora de diversos títulos neste idioma do filosófico, de que aqui se lembra Lévinas Refém (2012); com G. Bensussan, Les équivoques de l'éthique/Os equívocos da ética (2013); «L'athéisme messianique de Derrida» (2014); Endereçamentos. Saudando Jean-Luc Nancy em Coimbra (2014); «De la Destruktion à la Déconstruction: de la mort et de la peine de mort» (2016); «Ecos do silêncio: o pensamento do poema de Derrida e o meridiano po-ético de Celan» (2016); «Derrida e o Cinema» (2017); «Derrida – toujours déjà “politique”. Écriture – Parjure – Pardon» (2018); « Dar à língua & Feminizar . Cixous – Derrida: da différance sexual às diferenças sexuais»; com Jean-Luc Nancy, Michel Lisse e Cristina de Peretti, Derrida lecteur de Heidegger ( après les Cahiers noirs ) (2018), com outros, Escrita's da Resistência (2018), e Derrida – o dom da différance (2019); «O animal olha-nos – o partido do preço dos animais. Derrida e a tradição sacrificialista em questão.» (in Formas da Vida. s/d J. Oliveira, G. de Souza)

ORGANIZAÇÃO
Grupo Práxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
https://cful.letras.ulisboa.pt/praxis/

Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas – FFLCH/USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - Universidade de São Paulo) http://diversitas.fflch.usp.br/

COORDENAÇÃO
Dirk Michael Hennrich – CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)
Luanda Francine Garcia da Costa – CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)

Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito dos projetos UIDB/00310/2020