Resumo: A pesquisa visa construir uma epistemologia interseccionada e transversal entre ciências e humanidades com base na história e culturas africana e afro-brasileira, e outras praticadas no território urbano periférico, de modo a contemplar a diversidade étnico-racial do país no âmbito da formação escolar e garantir a efetivação da Lei 10.639/2003. O objetivo é desenvolver um conhecimento transdisciplinar em sala de aula, por meio de pesquisa teórica e de campo, com docentes da rede básica, arte-educadores e pesquisadores das universidades do sudeste e nordeste. Com ênfase na democratização do ensino, pretende-se criar novas estratégias pedagógicas críticas (D’Ambrosio; Freire; Libâneo; Giroux; Duncan-Andrade & Morrel), anticoloniais (Souza; Santos; Krenak; Fanon) e decoloniais (Segato; Maldonado-Torres; Walsh), que sejam culturalmente relevantes (Nascimento, A.; Nascimento, B.; Gomes; Carneiro; Lamont-Hill; hooks). A hipótese é a de que a qualidade do ensino público depende, não apenas de satisfazer necessidades básicas de aprendizagem, ou mesmo aliviar a pobreza, mas também oferecer um currículo que favoreça a permanência discente na escola e o diálogo com os saberes e práticas socioculturais de populações historicamente invisibilizadas. O grupo de pesquisadores desenvolve práticas pedagógicas culturalmente relevantes há mais de dez anos, tendo sido a proposta da FEUSP adotada como política pública de formação de professores pela Prefeitura de São Paulo, em 2015. Por meio de uma plataforma digital, pretende-se integrar redes de colaboração entre as experiências de São Paulo, com o Ensino Fundamental II e Médio (FEUSP, IFUSP), do Rio de Janeiro (UFRRJ, UERJ), com o Ensino Fundamental I e da Paraíba (UFPB e UEPB), com os três níveis de ensino. A metodologia envolverá docências compartilhadas entre professores do ensino básico, arte-educadores e pesquisadores em 08 escolas públicas, que darão subsídios para epistemologias e práticas de ensino transdisciplinares.
Site: https://afroperspectivas.com.br/

Equipe:

Coordenadora do Projeto: Mônica G.T. do Amaral é pesquisadora Sênior da Faculdade de Educação da USP, Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da USP e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades-FFLCH USP.

Pesquisadores Associados da Universidade de São Paulo: Maria da Glória Calado é pesquisadora pós-doc da FEUSP, doutora em Educação, estudiosa das relações étnico-raciais na escola; Valdirene Rosa de Souza é pesquisadora pós-doc da FE-USP, estudiosa de Etnomatemática e do debate decolonial.

Pesquisadores do Rio de Janeiro: Renato Noguera (UFRRJ), Luciana Pires Alves (UERJ);

Pesquisadoras da Paraíba: Ana Cristina Marinho Lúcio e Rinah de Araújo Souto, da UFPB são professoras do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba nas linhas Estudos Feministas e Decoloniais e Leituras Literárias, respectivamente.

Pesquisadora colaboradora internacional: Tanya L. Saunders é socióloga e atua na Associate Professor at the College of Arts, Humanities and Social Sciences, University of Maryland, Baltimore County, USA.
 

Escolas Parceiras:
Em São Paulo, a parceria se deu em 3 escolas onde o trabalho se desenvolveu em maior extensão e profundidade: EMEF Célia Regina L. Consolin, CEU EMEF Presidente Campos Salles e EE Prof. Mário Manoel Aquino. No Rio de Janeiro, as universidades UFRRJ e UERJ permaneceram com a parceria com a Creche Escola Municipal Dr. Álvaro Alberto, em Duque de Caxias-RJ. Em Campina Grande, a UEPB suspendeu suas atividades e se retirou da pesquisa em maio de 2023, sem ter desenvolvido atividade alguma neste ano. Como forma de dar continuidade à pesquisa com as culturas locais da Paraíba, as pesquisadoras da UFPB foram convidadas e se propuseram a desenvolver uma proposta de trabalho intitulada Ações poéticas em cursos de rio, na Escola Estadual Dr. Otávio Novais, ao longo do 2o semestre de 2023, envolvendo comunidades indígenas e quilombolas, a partir da qual pretendem promover uma formação continuada dos professores com base na estratégia metodológica e formativa da docência compartilhada.

Equipe de estudantes de pós-graduação, graduação e arte-educadores em São Paulo

Pesquisadores doutorandos: Kleber Galvão de Siqueira Jr. (doutorando bolsista da FE-USP); Valdenor S. dos Santos (Mestre de capoeira e doutorando bolsista do PPGHDL-FFLCH-USP); Simone Gonçalves Santos (doutoranda da FEUSP, com bolsa Capes); Marcos Paulo de Oliveira Silva (arte-educador, doutorando da UFBA); Ana Claudia Florindo Fernandes (doutoranda FEUSP); Cristiane Dias (doutoranda PPGHDL-FFLCH-USP)

Pesquisadores mestrandos: Robson Gonçalves da Silva; Katia Regina Varela Roa; Edclay Lindoanna Oliveira de Melo (mestranda PPGHDL-FFLCH-USP); Marina Nunes Dias (mestranda PPGHDL-FFLCH-USP); Luiza Ribeiro Xavier (mestrado concluído em 2023); Thiago Albuquerque

Iniciação Científica: Caroline de Alencar Gonçalves (2º semestre de 2023, bolsista USP, EMEF Campos Salles)

Profissionais colaboradores: Vânia Garcia Ghirello (supervisora do grupo de psicólogos) é psicóloga com especialização em Psicanálise no Sedes-Sapientiae e pós-graduação lato sensu em Saúde Pública na USP; Anair Novaes é professora aposentada da rede municipal de São Paulo e mestranda em Educação; Marinalda Garcia é mestra em História- FFLCH-USP; Lilian Salatini é mestra em Educação Sexual - UNESP-Ar.

Arte-Educadores: Eder Roberto Marcolino de Morais (Mestre de Capoeira -Mestre Canário);

Professores das escolas parceiras engajados nas docências compartilhadas:

EMEF Célia Regina: Robson Guarnieri (Geografia), Denise Lima (artes), Fabio da Silva Candido (História), Fabiana F. Cabral Lima (Português), Eveline Almeida (Artes), Nicole (Educação Física), Katy Ismênia Rodrigues Abrunheiro da Silva Bueno (Fund. I), Maria Célia Cerqueira Silva (Sala de Leitura), Daniel Ramalho Rodrigues (informática), Nara D’Beo (Matemática)

EMEF Campos Salles: 3º ano (Edson José do Nascimento Brandão, Elaine Gomes Leal, Valquiria Madureira Viscaino); 4º ano (Maria Marines Opes Ribeiro, Nelma Rosana Bispo dos Santos, Silvia Peres Martins); 7º ano (Eder do Carmo de Souza, Eleine Cabral dos Santos); 9º ano (Dayse Misisti, Fernanda Crsitina Silva Pereira, Sandra Iara de Azevedo Gabriel); 3ª etapa EJA (José Celso Righi, Monalisa Cassis, Rosa Maria de Matos)

3º anos: Mestre Canário - Dim, Valquiria e Elaine;

4º anos: Mestre Canário - Nelma, Silvia e Maria Marines;

7º anos: Valdirene - Eder e Eleine; Simone - Eder e Eleine;

9º anos: Thiago - Dayse, Fernanda e Sandra;

3ª etapa: EJA- Mestre Valdenor, Ana Claudia e Caroline de Alencar Gonçalves: Monalisa, Celso e Rosa

Equipe de estudantes de pós-graduação, graduação e arte-educadores do Rio de Janeiro

Estudantes da graduação: Sara Cristina Gomes Barbosa da Silva; Lohaine Laurindo de Melo e Kátia Zoite Teixeira da Silva

Arte–educadores: Carlos Alberto dos Santos Sacramento (“Mais Alto”, grafitti); Rogério da Silva Brunelli (fotografia); Rodrigo Andrade Vieira (“Grafite”, Mestre de Capoeira)

Equipe de estudantes de pós-graduação, graduação e arte-educadores da Paraíba:

Josefa Maria da Silva é professora das redes estadual (Paraíba) e municipal (João Pessoa) de ensino, com atuação na área de Língua Portuguesa e Literatura. Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS da Universidade Federal da Paraíba.

Kilma Cristeane Ferreira Guedes é graduada em Letras/Português, mestra em Educação e doutoranda em Letras no PPGL/UFPB. Professora da rede estadual e atua na área de Língua Portuguesa.

Jaciara Mariano é licenciada em Ciências Sociais, especialização em Pedagogia da cooperação, professora de Sociologia da rede estadual.

Fátima Rejane Bezerra Pereira é graduada em Pedagogia e licenciada em Teatro com pós-graduação em Ciências das Religiões. Professora de Artes e Filosofia da rede estadual.

Karoline dos Santos Monteiro é licenciada em Geografia e professora de Geografia da Rede Estadual.

Lívia Maria Silva Ferreira de Matos é licencianda em Letras-UFPB

Arte-educadoras da Paraíba:

Maria da Penha Teixeira de Souza (Penhinha Teixeira) – Quilombola (Mituaçu, Vale do Gramame) - é estudante de Pedagogia - Educação do Campo-UFPB, coordenadora pedagógica na Escola Viva Olho do Tempo, educadora e griô aprendiz brincante.

Tai Tuwi'xawã é antropóloga, educadora/pesquisadora indígena, escritora e integrante do @mulheriodasletrasindigenas