Gilson Schwartz

Possui graduação em Economia e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980, 1981), mestrado e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1985 e 1993) e atividades de pós-doutorado como Professor Visitante do "Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais" (NUPRI-USP, 1997-1999) e no Instituto de Estudos Avançados da USP (1999-2005). Desde 2005 é professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP, responsável pelas disciplinas "Economia da Informação e Novas Mídias" (pós-graduação) e "Introdução à Iconomia" (graduação, para engenharia, economia, administração, contabilidade, ciência da computação, comunicações e artes da USP). Colaborou entre 1983 e 2006 como articulista, editorialista e analista econômico do jornal "Folha de S.Paulo" e em 2007 participou da criação e atuou como colaborador da Editora Globo na revista "Época Negócios", onde lançou a coluna "Iconomia". Tem experiência profissional em economia e finanças, atuando desde 1994 como consultor de instituições financeiras (Economista-Chefe do BankBoston, Assessor da Presidência no BNDES, consultor do BNB, CEF, Bradesco e BFRE). Na atividade acadêmica, a ênfase recai sobre História do Pensamento Econômico e Social, Economia Internacional, Política Econômica, Economia do Conhecimento e Economia do Audiovisual, atuando nos seguintes temas: sistema financeiro mundial, tendências tecnológicas, indústrias criativas, inclusão e emancipação digital, gestão estratégica do conhecimento e de ativos intangíveis. Criou em 1999, após seleção em concurso público no Instituto de Estudos Avançados da USP, o grupo de pesquisa "Cidade do Conhecimento" (www.cidade.usp.br). O projeto recebeu em 2006 a distinção "Top 30" da Development Gateway Foundation. É pesquisador associado ao Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP. Em 2008, criou o grupo de pesquisa Iconomia. Foi "fellow" do "Institute of Developing Economies" no Ministério de Indústria e Comércio Internacional do Japão e do "Network Culture Project" da Annenberg School for Communications, University of Southern California. Coordena no Brasil o Consórcio PRO-IDEAL (Promoting an Information and Communication Technologies Dialogue between Europe and America Latina). Diretor para América Latina da rede internacional "Games for Change" (www.gamesforchange.org). Integra o Conselho de Comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (http://www.fmcsv.org.br), é Consultor da Fundação Volkswagen e membro do Conselho de Administração do grupo "Brazilian Finance and Real Estate - BFRE".