A Interação Família–Escola nos Processos Educativos
César Callegari
A participação das famílias no desenvolvimento educacional de crianças e jovens alunos de escolas públicas é analisada através de relato de uma experiência inovadora que vem sendo realizada num Município típico dos que integram as regiões metropolitanas brasileiras.
Em Taboão da Serra, cidade com 250 mil habitantes na Grande São Paulo, os professores visitam regularmente a família de seus alunos criando campos interativos de conhecimento mútuo capazes de produzir resultados excepcionais em termos de melhoria no aprendizado, diminuição do fracasso e da evasão escolar.
Ao analisar as características do Programa, discute-se um processo original e inovador de protagonismo em torno dos objetivos de participação e controle social em políticas públicas de educação.
* Sociólogo. Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Secretário Municipal de Educação de Taboão da Serra-SP. Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada – IBSA. Presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB no âmbito da União. Foi secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação-SP e deputado estadual por dois mandatos.