ENCONTRO 15/09. DISTINTAS FRENTES: MULHERES NA ARTE CONTEMPORÂNEA

Formulário para inscrição no encontro: https://diversitas.fflch.usp.br/form/distintas-frentes-15

Local (link) de transmissão: https://youtu.be/QShalaTe1nI

Convidadas

Cláudia Zanatta

image-20210825085111-1

Artista. Professora do Departamento de Artes Visuais/IA/UFRGS, onde atua no Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Possui graduação em Artes Visuais e graduação em Ciências Biológicas pela UFRGS.  Doutorado em Arte Público y Poéticas Visuais – Universidad Politénica de Valencia (Espanha) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (co-tutela). É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa Poéticas da Participação.

Rosa Blanca

image-20210825085111-2

Docente, pesquisadora, curadora e artista. Possui Doutorado em Ciências Humanas (UFSC) e Mestrado em Artes Visuais (UFRGS). Atua no Programa de Pós-graduação e no Departamento de Artes Visuais e, como Coordenadora do Laboratório de Arte e Subjetividades (LASUB), da UFSM. É Curadora da Exposição Internacional de Arte e Gênero (UFSC, 2013, 2017 e 2021).

Tânia Bloomfield

image-20210825085111-3

Doutora e Mestra, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Pós-graduada no curso de Especialização em História da Arte do séc. XX, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP. Licenciada em Educação Artística, pela UFPR. Licenciada em História, pela Universidade de Brasília - UnB. Professora do departamento de Artes da UFPR, desde 1998. Artista visual, com diversas exposições artísticas realizadas, no Brasil e no exterior. Pesquisadora com interesse voltado às interfaces entre os campos da Geografia e Artes Visuais, especialmente no que se refere às práticas artísticas no urbano e às linguagens artísticas contemporâneas.

Sandra Fávero

image-20210825085111-4

Doutorado no PPGAV/ECA/USP, área de concentração Poéticas Visuais, (2015); Mestrado em Engenharia de Produção, UFSC, área de concentração Gestão do Design e do Produto, (2003); Bacharelado em Pintura, EMBAP, (1979). Professora DAV/ CEART/  UDESC na Graduação e PPGAV, Linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos. Integra o Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas vinculado a UDESC.

Silvana Macêdo

image-20210825085111-5

Pesquisa o diálogo entre a arte contemporânea, ciência, natureza e tecnologia, o tema de seu doutorado (2003), na Northumbria University, Newcastle Upon Tyne, no Reino Unido. Aprofundou suas pesquisas sobre tecnologia de telepresença em seu trabalho de pós-doutorado na Universidade de Caxias do Sul, em 2005. Desde então desenvolve projetos artísticos que envolvem o uso de tecnologias novas e antigas, sobre a temática do meio ambiente. Mais recentemente pesquisa sobre maternalismos contemporâneos, feminismos e estudos de gênero. Professora efetiva do DAV desde 2006, professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc - Ceart, atua nas áreas de pintura e multimeios.

Raquel Stolf

image-20210825085111-6

Artista, pesquisadora e professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais da UDESC, em Florianópolis. Desenvolveu pesquisas de Mestrado (2002) e Doutorado (2011) em Artes Visuais na UFRGS, e Licenciatura em Artes Plásticas (1999) na UDESC. Vem investigando em seus projetos relações entre processos de escrita, situações de escuta, experiências de silêncio e o procedimento da coleção. Integra os grupos de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (UDESC/CNPq) e Veículos da Arte (UFRGS/CNPq).

Juliana Crispe

image-20210825085111-7

Natural de Florianópolis/SC é Curadora, professora, pesquisadora, arte-educadora e artistavVisual. Desenvolve projetos curatoriais desde 2007, tendo realizado mais de uma centena de exposições. Doutora em Educação (UFSC), mestre em Artes Visuais (UDESC), graduada em Licenciatura em Artes Visuais e Bacharel em Artes Plásticas (UDESC). Idealizadora e curadora do Projeto Armazém, que desde 2011 realizou 22ª edições, percorrendo os estados de SC, PR, RJ, SP. Possui um acervo com mais de 3000 obras, com aproximadamente 400 artistas nacionais e com algumas participações internacionais. Desde 2016 coordena o Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza em Florianópolis, um Espaço gerido por um coletivo de mulheres com o objetivo de promover arte, cultura, educação, pró infância, saúde coletiva, maternagem e empoderamento feminino. É membra do Conselho Deliberativo do Museu de Arte de Santa Catarina - MASC. É membra da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Ana Maio

image 1

Pesquisa as convergências entre o cinema experimental e as artes visuais abordando, principalmente, os temas arquivo e memória. Pós-doutorado em Poéticas Visuais na UFRGS (2013) e Pós-doutorado em Estudos Artísticos Contemporâneos na Universidade de Coimbra (2013). Coordena o Projeto de Extensão e Cultura FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, desde 2016. Professora dos Cursos de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande, desde 1992. Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, atua na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano.