Diana Luz Pessoa de Barros

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A

Diana Luz Pessoa de Barros é professora titular (aposentada) do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo USP, Brasil e Coordenadora Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM. Obteve o título de mestre na Universidade de Paris III (França, 1971) e os de doutor, adjunto, livre-docente e titular na Universidade de São Paulo (1976, 1985, 1988 e 1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris, França, em 1976/1977, 1988/1989 e em 1995. Obteve bolsa do governo francês em 1970/1971 (para o Mestrado), do CNPq, em 1988/1989 (para pós-doutoramento na França) e da FAPESP, em 1995 (para pós-doutoramento na França). Ministra aulas de Linguística na pós-graduação das duas Universidades e orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado. Dois de seus orientandos ganharam o prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística ANPOLL, de melhores dissertação e tese do ano, outro recebeu menção honrosa da CAPES, em concurso de teses (2005-2008), e outro ainda o prêmio de melhor tese na área de Artes, Letras e Linguística na Comemoração dos 100 mil títulos de pós-graduação da Universidade de São Paulo. É Secretária Geral da Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL (2008-2014), foi membro da comissão da FILLM UNESCO, presidente da Associação Brasileira de Linguística ABRALIN (1991 / 1993), membro da Junta Diretora da ALFAL (1993-1999), membro do Conselho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística ANPOLL (2000 / 2002). Em 1997-1998 e 2006-2009, foi representante da área de Linguística no Comitê de Letras e Linguística do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. Foi professora visitante na Universidad de Los Andes, em Mérida, na Venezuela, em 1991 e em 2004, e na Universidade de Limoges, na França, em 2006. Presidiu e organizou vários congressos nacionais e internacionais, sendo o último internacional em 2002, a IX International Conference on the History of Language Sciences ICHOLS IX. Coordenou, com Eni Orlandi e Sylvain Auroux, o projeto de cooperação internacional História das ideias linguísticas no Brasil: ética e política das línguas, no período de 2000 a 2004. Participa do projeto de Estudos da Norma Linguística Urbana Culta de São Paulo (NURC-SP) e do Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, que reúne sociólogos, historiadores, filósofos, antropólogos, teóricos da literatura e linguistas. Nesse Núcleo, coordena o projeto de pesquisa sobre a intolerância e o preconceito linguístico. Desenvolve, com bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (pesquisador 1A), o projeto sobre a construção discursiva dos discursos intolerantes. Publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados, em anais de congressos, no Brasil e no exterior, principalmente nas áreas de teoria e análise do discurso e do texto, análise da conversação, estudos da língua falada, semiótica narrativa e discursiva e história das ideias linguísticas.

Clique aqui para acessar o currículo na plataforma CNPq Lattes.