Festival Internacional de Documentário de Melgaço – MDOC

Sobre a Mostra

O Festival Internacional de Documentário de MelgaçoMDOC – acontece, na vila portuguesa, ao Norte de Portugal, onde se encontra o único Museu de Cinema do país. Do Museu e de seu grande acervo cinematográfico, doado por Jean Loup Passek, surge a vontade de ousar um festival de cinema documental. Em 2014, a Associação AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual - cria o Festival promovendo, divulgando o cinema etnográfico e propiciando a reflexão sobre identidade, memória e fronteira.

Assim, identidade, memória e fronteira constituem-se como eixos fundadores e norteadores da programação do MDOC, que tangenciam a problemática das migrações e dos deslocamentos humanos.

Organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela AO NORTE, o MDOC tornou-se um evento de referência nacional e internacional.

O Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - formado por diferentes especialidades nos campos das humanidades em geral constitui-se como um centro de referência acadêmica nos estudos da intolerância, da diversidade cultural e dos direitos humanos. Interdisciplinar, seus pesquisadores dedicam-se a temas como o direito à vida, às liberdades, ao construto cultural em suas diversidades. Suas orientações e princípios pautaram o convênio com a AO NORTE e a organização do II MDOC SÃO PAULO, pois, desde 2015, os pesquisadores do Núcleo participam do Festival e do Curso de Verão Fora de Campo, intercambiando conhecimentos e construindo um referencial teórico-prático-metodológico em etnografias audiovisuais.

Esse ano ampliou-se as atividades com os Encontros: Convergências Narrativas, que pretende ser um espaço de discussão - por meio da Mostra de Documentários, Conferência, Oficinas e Exposição Fotográfica - dos limites entre as linguagens que se propõem a materializar, explanar e refletir sobre Fronteira, Identidade e Deslocamento.

CURADORIA: Sandra Nunes e Maurício Cardoso

• EXIBIÇÃO DOS FILMES (selecione pela localidade):
  1. Matilha Cultural

Raffaella Rosset - Graduanda FAAP

Sandra Nunes – Professora FAAP, FATEC – USP/DIVERSITAS

PÚBLICO ALVO

Estudantes universitários, pesquisadores, alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação, grupos de comunidades e público em geral.

REALIZAÇÃO

ÁTIMO – Esporte, Cultura e Lazer