Exibição dos Filmes - Programação

PAÍS PORTUGAL

ANO 2018

DURAÇÃO 90’

SINOPSE Um realizador segue o rasto outonal das folhas que voaram dos ramos. Uma rapariga constrói outonos deambulando num labirinto de folhas. Um homem persiste em regar o lugar que a árvore deixou existente. Uma mulher que viveu aquele outono. Todos num espaço chamado Jorge Listopad.

BIOGRAFIA Pedro Sena Nunes, nasceu em Lisboa. Realizador de cinema, programador cultural e professor nos campos da criação artística, documental e experimental, dirigiu vários projetos - documentários, filmes de ficção e comerciais - com o apoio da ICA/RTP. Co-diretor artístico da Vo'Arte e co-fundador da Companhia Teatro Meridional, presta consultoria e coordena diversos projetos culturais. Integrou as equipas do Fragile, Unlimited e European Video Dance Heritage (EVDH). É codirector dos festivais internacionais InShadow - Festival Lisboa ScreenDance, InArt - Festival de Artes da Comunidade e programa a secção Olhares Frontais dos Encontros de Cinema de Viana do Castelo.

L’Avenir du passé

REALIZADORA MINA RAD
PAÍS FRANÇA
ANO 2019

DURAÇÃO '61

SINOPSE O que faz uma iraniana em Île-aux-Coudres a mais de 14 mil quilómetros da sua terra natal? A resposta a esta questão é a história deste filme, um encontro da realizadora com um dos pilares do cinema documental, Pierre Perrault.

BIOGRAFIA Mina Rad é diplomada em Comunicação e História pela Universidade de Paris. Foi jornalista internacional, apresentadora de rádio e televisão e repórter cultural. Desde 2012 é realizadora de documentários, após ter frequentado os Ateliers Varan. Em 2017 realizou o seu décimo filme “Jean Rouch, Regards Persans”. Foi fundadora em 2013 e é presidente da APRESVARAN, associação de ex-alunos dos Ateliers Varan. É co-diretora do APRESVARAN Documentary Film Festival. Coordena também o Festival de Cinema Feminino para o Dia da Mulher. Francesa de origem iraniana, vive e trabalhou na Europa e em diferentes partes do mundo: EUA, América Central e Ásia.

Confira também:

• EXIBIÇÃO DOS FILMES (selecione pela localidade):
  1. Matilha Cultural
  2. CINUSP Paulo Emílio