Exibição dos Filmes - Programação

PAÍS ALEMANHA, SUÍÇA

DURAÇÃO 90 ́

SINOPSE

Centenas de milhares de pessoas fugi- ram da Síria para a Europa desde 2015. Vivem entre nós e, no entanto, “não estão realmente aqui”. A cada minuto os seus telemóveis podem estar a transmi- tir mensagens e vídeos provenientes da Síria - a guerra está sempre nos seus telemóveis. O lme retrata quatro pessoas na Europa divididas entre essas duas realidades e dá uma visão íntima da vida cotidiana na Síria através de mensagens privadas e vídeos de pessoas dentro da zona de guerra.

BIOGRAFIA
Elke Sasse, estudou literatura em Berlim e trabalhou como jornalista de rádio e televisão antes de realizar documen- tários. Os seus lmes centram-se em pessoas de todas as esferas da vida: já documentou o quotidiano dos agricultores de alho na China ou os dan- çarinos reformados em Berlim. Tem acompanhado os sem-abrigo a caminho da Alemanha e antigos trabalhado- res escravos à espera de justiça. O seu último lme #MyEscape recebeu vários prêmios e documenta as rotas de fuga para a Europa dos refugiados, através do registo dos seus telemóveis.

WASH ME PLEASE

REALIZADORES ALI NIKFAR, SAEED MAYAHY

PAÍS IRÃO

DURAÇÃO 6'

SINOPSE Ela decidiu sair e tirar fotos de manifestações na rua.

BIOGRAFIA Ali Nikfar, nascido em Bushehr, no sul do Irão, esta é a sua quinta curta- -metragem como realizador.

TERRA

REALIZADORA JULIA KUSHNARENKO

PAÍS RÚSSIA

DURAÇÃO 30'

SINOPSE Em 2012 teve início a produção do campo de gás de Bovanenkovo, na península de Yamal, uma zona remota da Sibéria. A zona industrial colidia com a rota histórica de migração dos pastores de renas indígenas - Nenets.

BIOGRAFIA nasceu em Moscou e estudou realização no Instituto Gerasimov de Cinematografia. Completou os seus estudos na Escola Scream de Moscovo em composição de efeitos visuais. Trabalha como realizadora de documentários, diretora de fotografia e editora, e assume o seu fascínio por personagens contraditórias. Em 2017 conjuntamente com Veronika Sher fundou o International Dance Short Film Festival BODYSCOPE.

BY THE NAME OF TANIA

REALIZADORAS MARY JIMENEZ, BÉNÉDICTE LIÉNARD

PAÍS BÉLGICA

ANO 2019

DURAÇÃO 85'

SINOPSE Tirada de seu lar com a falsa promessa de prestígio e dinheiro, a jovem Tania foi forçada a prostituir-se no interior do Perú, até progressivamente perder quase todos os seus traços de identidade.

BIOGRAFIAS Mary Jimenez, natural do Perú. Estudou arquitetura em Lima antes de frequentar a escola de cinema Institut National Supérieur des Arts du Spectacle et des Techniques de Diffusion (INSAS), na Bélgica. Lecionou realização de cinema em Bruxelas, Cuba e Suíça e é atualmente responsável pelo laboratório de produção de filmes da Sound Image Culture (SIC) em Bruxelas. Bénédicte Liénard, Estudou realização de cinema no Institut des Arts de Difusion (IAD) em Louvain-la-Neuve, Bélgica. Professora no IAD e Artista Residente na Université Catholique de Louvain.

Confira também:

• EXIBIÇÃO DOS FILMES (selecione pela localidade):
  1. Matilha Cultural
  2. CINUSP Paulo Emílio