Exibição de Filmes – Programação

Matilha Cultural

Rua Rego Freitas, 542 - República

 

05/12

19h

RUSSIAN DREAMER

REALIZADORES DMITRII VOLOGDIN, ILYA ZVEREV

PAÍS RÚSSIA

ANO 2018

DURAÇÃO 38'

SINOPSE Ano após ano, o "típico" fazendeiro e entusiasta patriota russo François Tulikunkiko tenta fazer face às despesas e encontrar uma resposta para a questão vital: Por que é que as pessoas no interior da Rússia vivem tão mal quando o país é tão rico?

BIOGRAFIAS

Dmitrii Vologdin, nasceu em 1988, em Severodvinsk. Em 2013, formou-se na Universidade Estadual de Cinema e Televisão de São Petersburgo. Estudou na Escola de Cinema de Krzysztof Zanussi, em Varsóvia, em 2010, e na Summer Cinematic School, em Huavarilla (Finlândia), em 2011.

Ilya Zverev, nasceu na cidade de Vladimir e viveu no extremo norte da Rússia. Estudou filologia e formou-se no Instituto de Cinema e Televisão de São Petersburgo com a especialização em Realização de programas de Televisão. Realizou vários documentários. Em 2012 estudou também na Film University Babelsberg KONRAD WOLF.

 

20h

L’Avenir du passé

REALIZADORA MINA RAD
PAÍS FRANÇA
ANO 2019

DURAÇÃO '61

SINOPSE O que faz uma iraniana em Île-aux-Coudres a mais de 14 mil quilómetros da sua terra natal? A resposta a esta questão é a história deste filme, um encontro da realizadora com um dos pilares do cinema documental, Pierre Perrault.

BIOGRAFIA Mina Rad é diplomada em Comunicação e História pela Universidade de Paris. Foi jornalista internacional, apresentadora de rádio e televisão e repórter cultural. Desde 2012 é realizadora de documentários, após ter frequentado os Ateliers Varan. Em 2017 realizou o seu décimo filme “Jean Rouch, Regards Persans”. Foi fundadora em 2013 e é presidente da APRESVARAN, associação de ex-alunos dos Ateliers Varan. É co-diretora do APRESVARAN Documentary Film Festival. Coordena também o Festival de Cinema Feminino para o Dia da Mulher. Francesa de origem iraniana, vive e trabalhou na Europa e em diferentes partes do mundo: EUA, América Central e Ásia.

 

06/12

16h

QUATRO ESTAÇÕES E OUTONO

REALIZADOR PEDRO SENA NUNES

PAÍS PORTUGAL

ANO 2018

DURAÇÃO 90’

SINOPSE Um realizador segue o rasto outonal das folhas que voaram dos ramos. Uma rapariga constrói outonos deambulando num labirinto de folhas. Um homem persiste em regar o lugar que a árvore deixou existente. Uma mulher que viveu aquele outono. Todos num espaço chamado Jorge Listopad.

BIOGRAFIA Pedro Sena Nunes, nasceu em Lisboa. Realizador de cinema, programador cultural e professor nos campos da criação artística, documental e experimental, dirigiu vários projetos - documentários, filmes de ficção e comerciais - com o apoio da ICA/RTP. Co-diretor artístico da Vo'Arte e co-fundador da Companhia Teatro Meridional, presta consultoria e coordena diversos projetos culturais. Integrou as equipas do Fragile, Unlimited e European Video Dance Heritage (EVDH). É codirector dos festivais internacionais InShadow - Festival Lisboa ScreenDance, InArt - Festival de Artes da Comunidade e programa a secção Olhares Frontais dos Encontros de Cinema de Viana do Castelo.

 

18h

O MAR ENROLA NA AREIA

REALIZADORA CATARINA MOURÃO

PAÍS PORTUGAL
ANO 2019

DURAÇÃO 15'

SINOPSE “O Homem do apito" era um personagem que vagueava as praias portuguesas durante o Estado Novo, e que vivia da caridade dos banhistas. De barbas brancas e fato preto ou branco atraía crianças com o seu apito ao pescoço e contava-lhes histórias. A partir de vários filmes de família construí um retrato ficcional deste personagem misterioso e através dele quis explorar o espaço sensorial da praia.

BIOGRAFIA Catarina Mourão, estudou Música, Direito e Cinema (MA Brisol University). Em 1998 foi uma das fundadoras da Apordoc, Associação pelo Documentário e começou a dar aulas de Cinema e Documentário em 2000. No mesmo ano, com a realizadora Catarina Alves Costa fundou a Laranja Azul, uma produtora independente de Documentário e Artes Visuais.

 

18h30

CHRIS THE SWISS

REALIZADORA ANJA KOFMEL

PAÍS SUIÇA, CROÁCIA, FINLÂNDIA, ALEMANHA

ANO 2018

DURAÇÃO 90'

SINOPSE Quando era menina Anja Kofmel já admirava o seu primo Chris. A sua misteriosa morte no meio das guerras na Jugoslávia em 1992, ainda a mantém curiosa. Sobretudo como o jovem jornalista suíço usava o uniforme de um grupo mercenário internacional no momento da sua morte. O que aconteceu?

BIOGRAFIA  Anja Kofmel, nasceu na Suíça em 1982. Depois dos seus estudos na Universidade de Artes de Zurique (ZHdK), estudou animação na Escola de Design e Arte de Lucerna (HSLU). Em 2008, o seu aclamado filme, Chrigi, tratou do mesmo assunto que o seu recém-terminado anima-doc Chris the Swiss.

 

07/12

16h30

CHINESE DREAM

REALIZADORES LENA KARBE, TRISTAN COLOMA

PAÍS ALEMANHA

ANO 2018

DURAÇÃO 24'

SINOPSE Pela primeira vez na sua história, a China torna-se um destino de emigração. Atualmente, vivem permanentemente neste país mais de 300.000 africanos. Chinese Dream mostra como a sociedade chinesa enfrenta o desafio da imigração vinda da África.

BIOGRAFIAS Lena Karbe, estudou cinema na École Normale Supérieure, Universidade de Oxford e Universidade de Cinema e Televisão de Munique. Fundou a sua própria produtora, a Karbe Film, especializada em em documentários e coproduções internacionais. É curadora do Festival de Cinema Chinês de Munique. Tristan Coloma, é editor chefe da Lettre de l'Océan Indien. Trabalhou como jornalista para os jornais Le Monde diplomatique e Le Monde. Atualmente realiza reportagens sobre a África Subsaariana. Estudou cinema antes de prosseguir os seus estudos de ciência e filosofia e co-escreveu e codirigiu vários curtas-metragens.

 

17h

FORDLANDIA MALAISE

REALIZADORA SUSANA SOUSA DIAS

PAÍS PORTUGAL

ANO 2019

DURAÇÃO 40'

SINOPSE Filme sobre o presente e a memória de Fordlândia, uma company town fundada por Henry Ford na floresta amazónica em 1928, para escapar ao monopólio britânico da borracha. Dando voz aos habitantes que, rejeitando o rótulo de cidade-fantasma, reclamam o direito de escrever a sua própria história, Fordlandia Malaise combina imagens de arquivo, filmagens de drone, testemunhos, contos e narrativas, mitos e canções.

BIOGRAFIA Susana de Sousa Dias, é doutorada em Belas-Artes, Audiovisuais (FBA-UL) e mestre em Estética e Filosofia da Arte (FL-UL). Estudou cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema. Os seus filmes têm sido exibidos internacionalmente em contexto artístico e cinematográfico. Recebeu vários prémios, entre os quais o Grand Prix Cinéma du Réel e o Prémio FIPRESCI pelo seu filme 48. Foi co-Directora do Doclisboa em 2012 e 2013 abrindo novas secções como Cinema de Urgência.

 

18h

TERRA

REALIZADORA JULIA KUSHNARENKO

PAÍS RÚSSIA

ANO 2018

DURAÇÃO 30'

SINOPSE Em 2012 teve início a produção do campo de gás de Bovanenkovo, na península de Yamal, uma zona remota da Sibéria. A zona industrial colidia com a rota histórica de migração dos pastores de renas indígenas - Nenets.

BIOGRAFIA  Nasceu em Moscou e estudou realização no Instituto Gerasimov de Cinematografia. Completou os seus estudos na Escola Scream de Moscovo em composição de efeitos visuais. Trabalha como realizadora de documentários, diretora de fotografia e editora, e assume o seu fascínio por personagens contraditórias. Em 2017 conjuntamente com Veronika Sher fundou o International Dance Short Film Festival BODYSCOPE.

 

18h30

BY THE NAME OF TANIA

REALIZADORAS MARY JIMENEZ, BÉNÉDICTE LIÉNARD

PAÍS BÉLGICA

ANO 2019

DURAÇÃO 85'

SINOPSE Tirada de seu lar com a falsa promessa de prestígio e dinheiro, a jovem Tania foi forçada a prostituir-se no interior do Perú, até progressivamente perder quase todos os seus traços de identidade.

BIOGRAFIAS Mary Jimenez, natural do Perú. Estudou arquitetura em Lima antes de frequentar a escola de cinema Institut National Supérieur des Arts du Spectacle et des Techniques de Diffusion (INSAS), na Bélgica. Lecionou realização de cinema em Bruxelas, Cuba e Suíça e é atualmente responsável pelo laboratório de produção de filmes da Sound Image Culture (SIC) em Bruxelas.

Bénédicte Liénard, Estudou realização de cinema no Institut des Arts de Difusion (IAD) em Louvain-la-Neuve, Bélgica. Professora no IAD e Artista Residente na Université Catholique de Louvain.

 

20h

WASH ME PLEASE

REALIZADORES ALI NIKFAR, SAEED MAYAHY

PAÍS IRÃO

ANO 2018

DURAÇÃO 6'

SINOPSE Ela decidiu sair e tirar fotos de manifestações na rua.

BIOGRAFIA Ali Nikfar, nascido em Bushehr, no sul do Irão, esta é a sua quinta curta- -metragem como realizador.

 

20h15

THE WAR ON MY PHONE

REALIZADORA ELKE SASSE
PAÍS ALEMANHA, SUÍÇA
ANO 2018

DURAÇÃO 90 ́

SINOPSE  Centenas de milhares de pessoas fugiram da Síria para a Europa desde 2015. Vivem entre nós e, no entanto, “não estão realmente aqui”. A cada minuto os seus telemóveis podem estar a transmi- tir mensagens e vídeos provenientes da Síria - a guerra está sempre nos seus telemóveis. O lme retrata quatro pessoas na Europa divididas entre essas duas realidades e dá uma visão íntima da vida cotidiana na Síria através de mensagens privadas e vídeos de pessoas dentro da zona de guerra.

BIOGRAFIA
Elke Sasse, estudou literatura em Berlim e trabalhou como jornalista de rádio e televisão antes de realizar documen- tários. Os seus lmes centram-se em pessoas de todas as esferas da vida: já documentou o quotidiano dos agricultores de alho na China ou os dan- çarinos reformados em Berlim. Tem acompanhado os sem-abrigo a caminho da Alemanha e antigos trabalhado- res escravos à espera de justiça. O seu último lme #MyEscape recebeu vários prêmios e documenta as rotas de fuga para a Europa dos refugiados, através do registo dos seus telemóveis.

 

Confira também:

 

  • EXIBIÇÃO DOS FILMES (selecione pela localidade):
  1. Matilha Cultural
  2. CINUSP Paulo Emílio
  3. CINUSP Maria Antonia