O Grupo de Pesquisa Anarquismo, Educação e Cultura (GPAEC) foi criado em 2024, fruto da aproximação de professores, estudantes, pesquisadores e militantes sociais vinculados ao Diversitas (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – USP), com o intuito de refletir sobre as teorias e práticas de educação libertária ao longo da história e na atualidade.
Nosso interesse abrange as práticas de cultura e educação impulsionadas pelo anarquismo e pelas lutas autônomas e de organização política radical em regiões da Iberoamérica, entre os séculos XIX e XXI, envolvendo os percursos territoriais, conceituais e políticos estabelecidos pelo anarquismo e pelas lutas libertárias.
As pesquisas decorrentes deste grupo buscam trazer à tona perspectivas históricas, sociológicas e educacionais permeadas pelo anarquismo e por movimentos sociais e políticos autônomos, historicamente oprimidos. A perspectiva dos estudos busca contribuir para a diversidade científica, conceitual e política em transformação na universidade pública e na sociedade.
Como evento público inaugural realizaremos o I Seminário Anarquismo, Educação e Cultura entre os dias 21 e 22 de novembro de 2024, em São Paulo. Convidamos a todas pessoas que tenham interesse no tema, por meio de pesquisas acadêmicas ou autônomas, ou iniciativas libertárias e movimentos autônomos na área da educação para apreciar os trabalhos e travar um diálogo conosco e com o público presente.
As Mesas consistirão em sessões de apresentação de trabalhos com comentários de convidados, seguidos de debate com o público presente. Organizamos as propostas em dois Eixos Temáticos:
EIXO 1: Educação Anarquista, Ciência e Cultura em Iberoamérica
EIXO 2: Movimentos autônomos e educação libertária na América Latina
Site: https://anarquismoeducacaoecultura.wordpress.com/
Email: gpaec.grupo@gmail.com
Instagram:https://www.instagram.com/gpaec.grupo