Colóquio Internacional (online)

cartaz_evento_luanda

Inscrições: bit.ly/culturasanimais
Contato: animalphilosophy.diversitas@gmail.com

Para finalizar o sétimo ciclo de estudos promovido pelo Grupo de Leitura Filosofia Animal (Diversitas-USP e Grupo Praxis-CFUL), cujo trabalho de pesquisa centrou-se no livro As Origens Animais da Cultura, do filósofo e etólogo francês Dominique Lestel, realizaremos no sábado, dia 13 de julho, o Colóquio Internacional Culturas Multiespécies. Contaremos com as apresentações de Carolina d'Almeida (Brasil/Rio de Janeiro) e Eliane Sebeika Rapchan (Portugal/Coimbra).
O evento será online, via Zoom, e o link de acesso será enviado um dia antes (na sexta-feira, dia 12 de julho). Haverá emissão de certificado de participação. É necessário realizar inscrição.

PROGRAMAÇÃO
Carolina d'Almeida: Das comunidades híbridas às comunidades multiespécies: contribuições zooantropológicas de Dominique Lestel para os estudos animais.
Eliane Sebeika Rapchan: Culturas, animais e humanos: Reflexões sobre origens, analogias e relações multiespécie.

PALESTRANTES

Carolina d'Almeida possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Mestrado em Arqueologia pelo PPGArq do Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Doutorado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017) e Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019), com período de doutorado sanduíche (PDSE/CAPES) no Centro de Humanidades (CHAM) da Universidade NOVA de Lisboa, Portugal (2017). Possui Formação Pedagógica em História, pela Universidade Estácio de Sá, concluída em março de 2022. Possui Pós-graduação Lato Sensu em Educação Patrimonial, pelo Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), concluída em janeiro de 2022.Possui Pós-doutorado em História, pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH), concluído em 2023, sobre a história socioambiental e das transformações na paisagem do Bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Eliane Sebeika Rapchan é pesquisadora pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra em Portugal. É professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC-UEM) e pesquisadora colaboradora no Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva da Universidade de São Paulo (LAAAE-USP), ambos no Brasil. Desde que obteve o doutorado tem feito pesquisa com ênfase em trajetórias intelectuais sobre as interfaces natureza-cultura, o conceito de cultura e as relações teóricas, históricas, epistemológicas e identitárias entre a antropologia e as biociências, particularmente, a primatologia, a antropologia biológica e a etologia. Ela também tem estudado narrativas antropológicas, literárias e primatológicas sobre as relações entre humanos e outros seres vivos, com ênfase em chimpanzés, bonobos, gorilas, macacos e elefantes. Fez pesquisa etnográfica sobre as relações entre macacos prego, primatólogos e coletividades humanas em contextos rurais e urbanos. Publicou os livros Somos todos primatas. E o que a antropologia tem a ver com isso? (Ed. Appris, 2019) e A origem do significado. Uma abordagem paleoantropológica em co-autoria com Walter Neves e Lucas Blumrich (Didática, 2020), além de artigos em periódicos brasileiros e estrangeiros como a Revista de Antropologia, Horizontes Antropológicos, Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Revue Francophone de Primatologie, Anthropologia Integra, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Scienatiae Studia, Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales entre outros.

ORGANIZAÇÃO
Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas – FFLCH/USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - Universidade de São Paulo)

Grupo Práxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa

COORDENAÇÃO