Local
Museu das Culturas Indígenas - Rua Dona Germaine Burchard, nº 451, Água Branca, São Paulo/SP

Esta mostra é o resultado prático da disciplina "O Cinema Indígena: do território à tela", que teve lugar na USP, no DIVERSITAS - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil em nível de pós-graduação, por seu aspecto teórico e prático, da qual resultou várias produções audiovisuais. A disciplina foi ministrada para duas turmas em 2022 e 2023, pela Profa. Dra. Giselle Gubernikoff (ECA USP), Prof. Dr. Edson Luiz de Oliveira (DIVERSITAS USP) e Profa. Dra. Ana Lúcia Ferraz (UFF).

LOCAL: MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS (R. DONA GERMAINE BURCHARD, 451 - ÁGUA BRANCA - SÃO PAULO/SP)
DATA: 13/06/2024, DAS 18H ÀS 20H
ENTRADA: GRATUITA, MEDIANTE INSCRIÇÃO ANTECIPADA
VAGAS: 40 PESSOAS
INFORMAÇÕES: (11) 3873-1541 OU contato@museudasculturasindigenas.org.br

CLASSIFICAÇÃO: LIVRE
INSCREVA-SEhttps://www.sympla.com.br/evento/mostra-o-cinema-indigena-do-territorio-a-tela/2450946?share_id=copiarlink

MAIS INFORMAÇÕES clique aqui

cartaz_mostra_indígenas

Filmes:

Ancestralidades vida e morte (10’41’’, São Paulo, 2022)
Sinopse: Os alunos optaram por abordar em seu trabalho prático a questões dos indígenas urbanos – incluindo os povos originários e seus descendentes que, por questões diversas, residem nas grandes cidades, mas preservam suas manifestações artísticas e culturais.  Esse é o caso do vídeo produzido pelos alunos do Diversitas-USP, intitulado “Ancestralidades vida e morte” (2022), com a participação de imigrantes indígenas bolivianos na data da celebração do Dia dos Mortos, 02 de novembro, em São Paulo.

Atriz indígena: Carol Noemi Fernandes Soto
Ator indígena: Cesar Chui Quenta
Câmera: Ismael Eduardo Schwartzberg, Eduardo Augusto Urban
Edição: Ivan David

image-20240515150610-1

Kariri-Xocó em São Paulo (8’19’’, São Paulo, 2022)
Sinopse: Dois indígenas da etnia Kariri-Xocó visitaram a USP e participaram do audiovisual realizado pelos alunos do DIVERSITAS. O documentário inicia com cenas que foram gravadas na própria residência dos indígenas, enquanto outras locações foram escolhidas dentro do campus da universidade. Observamos também a dupla num trabalho educativo na escola Ver. Antônio Sampaio.  Dessa maneira, acompanhamos o dia a dia desses indígenas que vivem entre o Nordeste brasileiro e a cidade de São Paulo. Eles costumam oferecer palestras em escolas e vender artesanato para sobreviver na cidade grande, mas retornam sazonalmente para sua terra, localizada no estado de Alagoas, conservando assim os vínculos culturais com a aldeia de origem.

Ficha técnica
Atores indígenas: Aramis Tenório Santos, Heverton Souza Suíra, Rovesio Tenório Santos
Roteiro e câmera: Jorge Felizardo, Karla Simikova, Marcelo Paiva, Sandra Seabra Moreira
Edição: Cristian Cancino, Mariana Barreiros.

image-20240515150610-2

La K' oa - Agradecimentos para Pachamama (10´18”, São Paulo, 2022)
Sinopse: O vídeo é uma experiência de realidade virtual (VR), que registra em 360 graus a performance de Carolina Velasquez, com o Coletivo Cholitas da Babilônia. Foi gravado em São Paulo, no Sesc da av. Paulista, em 28 de agosto de 2022. Nesse evento, a artista de ascendência boliviana realizou uma série de performances, instalações e uma oficina com base no ritual La K’oa, dedicado à cultura andina. Ao ser visto no computador ou no aparelho celular o espectador pode mudar o ponto de vista e percorrer o espaço interativamente.
Performers: Carolina Velasquez, Coletivo Cholitas da Babilônia
Música: Juan Cusicanki e Grupo Autóctono Waly Wayras
Violoncelo: José Giovani
Câmera 360 graus e edição: Ivan David

image-20240515150610-3

Fora de lugar (15´35”, São Paulo, 2023)
Sinopse: Fora do Lugar é uma jornada visual e sonora que nos leva para dentro da luta dos povos indígenas Guarani contra a iminente destruição de suas terras pelas grandes construtoras. A história é contada por Sonia Ara Mirim e Maria Ara Poty. A narrativa se desenrola enquanto Ara Mirim percorre os espaços de sua aldeia e entre aldeias, encontrando parentes, chegados, outros seres humanos e não humanos. A trilha sonora é uma composição entre os sons da natureza e vozes das lideranças indígenas, que se entrelaçam com as imagens, criando uma experiência imersiva e impactante. A luta pela preservação do território contra os condomínios de luxo torna-se um símbolo mais amplo da resistência cultural e espiritual dos Guarani. Fora do Lugar é mais do que um documentário: é um instrumento de luta e denúncia dos povos Guarani do Jaraguá em São Paulo. É um apelo ao direito de seu território - já demarcado - continuar a existir.
Atrizes indígenas: Sonia Ara Mirim e Maria Ara Poty
Direção: Sonia Ara Mirim, Maria Ara Poty, Adriana Alves, Ariane Sousa Campos, Helisa Quinto Ignácio e Patrícia França
Edição: Patrícia França
Fotografia: Patrícia França e Adriana Alves