Resumo: O Cemaden Educação tem o objetivo de contribuir para a geração de uma cultura da percepção e prevenção de riscos de desastres. Busca colaborar com a construção de sociedades sustentáveis e resilientes, por meio da promoção e difusão científica, e no desenvolvimento de estratégias educacionais de pesquisa-ação, comunicação e mobilização para a gestão de risco e redução de vulnerabilidades a desastres.
Cada escola participante pode se tornar um CEMADEN micro-local, espaço para realizar pesquisas, monitorar o tempo e o clima, compartilhar conhecimentos, entender e emitir alertas de desastres. Além de fazer a gestão participativa de intervenções com suas comunidades.
O jogo “Na Trilha do Risco” é um tabuleiro de chão onde os participantes seguem um caminho para conhecer os impactos das mudanças climáticas, riscos socioambientais relevantes e encontram ações de prevenção e mitigação de riscos de desastres existentes nas diversas regiões do Brasil e seus biomas. O jogo tem como base os jogos tradicionais de tabuleiro, em especial os de trilha, e nele os jogadores assumem o papel dos pinos o u peças, percorrendo todo o tabuleiro, a medida que jogam o dado. O objetivo é completar todo o percurso antes dos demais jogadores. O jogo foi concebido por pesquisadores(as) do Programa Cemaden Educação e teve a arte desenvolvida pela empresa Cão Fila. Está apresentado e disponível para download. O formato ampliado de game digital (com múltiplas atividades e vídeos), está sendo desenvolvido pela equipe do Cemaden Educação em parceria com o Instituto de Iconomia, a rede Games for Change América Latina e o projeto Youthopias/Gamechangers da Universidade de Coventry, Inglaterra.