data

ALMA E RAZÃO ANIMAL
Colóquio Internacional (online)

Data: 17 de fevereiro de 2024
Horário: 10h (Brasília) | 13h (Lisboa)
Local: Zoom
Inscrições:  bit.ly/coloquioalmanimal
Contato: animalphilosophy.diversitas@gmail.com

Para finalizar o sexto ciclo de estudos promovido pelo Grupo de Leitura Filosofia Animal (Diversitas-USP e Grupo Praxis-CFUL), cujo trabalho de pesquisa centrou-se no tema "Sobre a alma e razão dos animais: perspectivas históricas", onde foram trabalhados alguns textos da Antiguidade até o século 19, será realizado no sábado, dia 17 de fevereiro o Colóquio Internacional “Alma e Razão Animal”. Contaremos com as apresentações de Mónica B. Cragnolini (Argentina) e Heron Gordilho (Brasil). É necessário realizar inscrição. O evento será online, via Zoom, e o link de acesso será enviado um dia antes (na sexta-feira, dia 16 de fevereiro). Haverá emissão de certificado de participação.

PROGRAMAÇÃO

Mónica B. Cragnolini: Animales que juzgan a humanos: un trayecto de la historia del alma animal

Heron Gordilho: A Razão do Direito Animal

PALESTRANTES

Mónica B. Cragnolini é Doutora em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires, onde é professora regular de Metafísica, Problemas Especiais de Metafísica e Filosofia da Animalidade, e Diretora do Mestrado em Estudos Interdisciplinares da Subjetividade. É pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET). É autora de Nietzsche: camino y demora, 1998, Moradas nietzscheanas. Del sí mismo, del otro y del entre, 2006, Derrida, un pensador del resto, 2007, Extraños animales: filosofía y animalidad en el pensar contemporáneo, 2016, A quién le importan los animales?, 2019, Vivir de la sangre de otro: la violencia estructural en el tratamiento de humanos y animales, 2021.  Compiladora, entre outros livros,  de Vidas apropiadas y vidas extrañas. Animales y humanos en la trama de la violencia estructural, 2023,  Comunidades (de los )vivientes, 2019, Quién o qué ,2018, Extraños modos de vida. Presencia nietzscheana en el debate en torno a la biopolítica, 2014, Extrañas comunidades. La impronta nietzscheana en el debate contemporáneo, 2009, Entre Nietzsche y Derrida. Vida, muerte, sobrevida, Ha obtenido el Primer Premio Nacional de Cultura de la República Argentina en Ensayo filosófico en 2020. Recebeu o Primeiro Prêmio Nacional de Cultura da República Argentina em Ensaios Filosóficos em 2020.

Heron Gordilho é Professor Titular do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Professor dos Programas de Pós-graduação em Direito da UFBA e da UCSAL. Universidade Católica do Salvador. Pós-Doutoramento pela Pace University Law School, New York. Professor Visitante da École des Hautes Études au Sciences Sociales (FR), Faculté François Rebelais (Tours/França) e Universitad Autonoma de Barcelona (ESP). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Diretor do Conselho Nacional de Pesquisa (CONPEDI). Consultor Ad Hoc da CAPES – Interdisciplinar e Direito. Coordenador do Doutorado Interinstitucional do PPGD-UFBA. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direitos dos Animais, Meio Ambiente e Pós-Modernidade (NIPEDA). Consultor Jurídico da International Union for the Conservation of Nature and Natural Resouces (IUCN). Fundador, editor e coordenador da Revista Brasileira de Direito Animal. Membro da World Academy of Art & Science. Autor dos livros Responsabilidade Civil por dano Moral ao Consumidor (DEL REY), Abolicionismo Animal (EVOLUÇÃO) e Direito Ambiental Pós-Moderno (JURUÁ), Animal Abolitionism: Habeas Corpus for Great Apes (EDUFBA). Membro do Ministério Público do Estado da Bahia, onde atua como Promotor de Justiça do Meio Ambiente na cidade de Salvador.

ORGANIZAÇÃO

Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas – FFLCH/USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - Universidade de São Paulo)

Grupo Práxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa

COORDENAÇÃO