27.04.2023 - Palestra com Juliana Fausto e fechamento do 1° Ciclo do Evento "A questão espacial dos abrigos públicos para animais em cidades brasileiras: análise e debate"

data
- Onde: Online (link disponibilizado aos inscritos)
- Inscrições necessárias: https://forms.gle/8K1PyXA4tLtQtmme8

Palestra com Juliana Fausto

O projeto intitulado "A questão espacial dos abrigos públicos para animais em cidades brasileiras: análise e debate" é uma atividade promovida pelo Grupo de Pesquisa em Ética e Direitos dos Animais do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas-FFLCH-USP), que será realizada por ciclos, anualmente. Para cada ciclo do evento são contempladas duas cidades brasileiras escolhidas através da inscrição de colaboradores e representantes. Em cada um dos ciclos propostos são realizados encontros para a apresentação e o debate sobre o caso específico de um abrigo público de uma cidade elencada, e a realização de um encontro final que se inicia com um resumo dos dois casos e dos debates traçados para as duas cidades, identificando seus pontos de convergência e possíveis encaminhamentos, seguido por uma ou mais palestras com convidados que estudam sobre o tema. Após a apresentação dos resultados das análises dos abrigos públicos para animais das cidades de Teófilo Otoni (MG) e Santa Helena (PR), ocorridas em encontros durante o mês de março de 2023, haverá um encontro final para o 1° ciclo do evento no final de abril.

Para finalizar o 1° ciclo, será realizado um encontro no dia 27 de abril, às 19h, que será online, onde serão apresentados resumos dos resultados das análises dos abrigos das duas cidades selecionadas, com gráficos comparativos que vão ilustrar as diferenças entre eles. Na sequência, haverá uma palestra com a autora do livro "A Cosmopolítica dos animais", Juliana Fausto. Graduada em Filosofia pela UFRJ, Juliana atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná, com bolsa PNPD/CAPES, onde atua como professora visitante, ministrando disciplinas nos níveis de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia.

Dado o encerramento das apresentações e dos encontros do ciclo, serão consolidados os relatórios completos de análise e os materiais para serem levados ao debate junto ao poder público pelos representantes das respectivas cidades. Todo material produzido no primeiro ciclo do evento será disponibilizado no site oficial do projeto.

Dados do evento:
A questão espacial dos abrigos públicos para animais em cidades brasileiras: análise e debate | Palestra e encerramento do 1° ciclo

- Quando: 27/04/2023 | 19h
- Onde: Online (link disponibilizado aos inscritos)
- Inscrições necessárias: https://forms.gle/8K1PyXA4tLtQtmme8
- Certificado de participação
- Coordenação: Carolina Ribeiro Simon
- Organização: Grupo de Pesquisa em Ética e Direitos dos Animais do Diversitas – USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – Universidade de São Paulo).