data
Local
Zoom

O que os animais ensinam sobre política

 

Grupo de Leitura Filosofia Animal – 5º ciclo: 28 de abril – 30 junho 2023

“O que os animais nos ensinam sobre política”, de Brian Massumi

 

Início: 28 de abril | Término: 30 de junho 2023 – via Zoom

Horário: 9h-11h (Brasília) | 13h – 15h (Lisboa – GMT+0)*

Contato: animalphilosophy.diversitas@gmail.com

Inscriçõeshttps://bit.ly/massumi

 

A atividade é aberta e é necessário realizar inscrição. Os encontros acontecerão com periodicidade semanal, às sextas-feiras, pela plataforma Zoom. Serão emitidos certificados de participação a partir de 70% de frequência.  Para o encerramento do ciclo, será realizado um colóquio.

 

DESCRIÇÃO

O quinto ciclo do Grupo de Leitura Filosofia Animal (Diversitas-FFLCH/USP e Grupo Praxis- CFUL) abre o convite para o estudo do livro “O que os animais nos ensinam sobre política”, do filósofo canadense Brian Massumi.

No âmbito da dissolução da ideia de que os animais sejam mecanismos dominados pelo automatismo instintivo sem espaço para criação, Massumi põe em discussão, de modo ímpar, o tema do jogo, do brincar e da criação, a fim de pensar o pertencimento singular humano no continuum animal, sustentando tanto as zonas de indistinção como as zonas de diferença. O gesto de brincar “reúne atos pertencentes a diferentes arenas em sua diferença. É com a não coincidência que se brinca” (p. 15). Nessa direção, o autor oferece uma importante contribuição aos Estudos Críticos Animais: fazer jogo com a diferença e criar uma mútua inclusão, jogar com a animalidade ao invés de fazer guerra, liberar o instinto dos pressupostos do pensamento moderno, pensar uma outra “política animal”, uma biopolítica não-antropocêntrica que se assenta na alteração da imagem que temos de nós mesmos e dos outros animais.

A programação e outras informações serão enviadas por e-mail, após a inscrição pelo formulário:  https://bit.ly/massumi

 

Bibliografia

Massumi, Brian. O que os animais nos ensinam sobre política. Trad. Francisco Trento e Fernanda Mello. São Paulo: N-1 edições, 2021.

 

Sobre o Grupo de Leitura Filosofia Animal

O Grupo de Leitura Filosofia Animal é um trabalho de parceria entre o Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas-FFLCH/USP e o Grupo Praxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Tem como objetivo reunir pessoas dispostas a, coletivamente, ler e discutir textos clássicos e contemporâneos que se dediquem à análise das complexas relações entre humanos e outros animais, abarcando também o tema da animalidade, nos âmbitos da ontologia, da política, da cultura, da ética e da atual crise ecológica, transitando por diferentes campos do conhecimento.

 

Realizamos um ciclo de leitura por semestre. Os encontros são semanais e a depender do ciclo, podem ocorrer às sextas-feiras ou às quartas-feiras, sempre no período da manhã no horário do Brasil e no início da tarde no horário de Portugal. O primeiro ciclo foi dedicado a leitura do livro “O animal que logo sou (a seguir)”, de Jacques Derrida (https://diversitas.fflch.usp.br/node/4053. O segundo, foi dedicado ao tema “Devires-animais?” (https://diversitas.fflch.usp.br/devires-animais), o terceiro, a leituras de Donna Haraway (https://diversitas.fflch.usp.br/especiescompanheiras) e o quarto, a textos de Judith Butler e Emanuel Levinás, respectivamente, sobre os conceitos de precariedade e alteridade (https://diversitas.fflch.usp.br/node/4150)

A cada finalização de ciclo são realizados eventos na forma de colóquios ou palestras com convidadas(os) externas(os), com o objetivo de melhor aprofundar os estudos e ampliar as discussões para além do trabalho realizado pelo grupo.

 

ORGANIZAÇÃO

Grupo Práxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa

https://cful.letras.ulisboa.pt/praxis/

Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas – FFLCH/USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - Universidade de São Paulo)

http://diversitas.fflch.usp.br/

 

COORDENAÇÃO

Dirk Michael Hennrich – CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)
Luanda Francine Garcia da Costa – CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)