03.12.2021 - COLÓQUIO: DEVIR-ANIMAL, PERSPECTIVAS INDÍGENAS E A DESCOLONIZAÇÃO DOS ANIMAIS

Local
Canal do Diversitas no YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCptBl5CXjULazJQE4WcWkQw/videos?view_as=subscriber

Devir-animal

COLÓQUIO: DEVIR-ANIMAL, PERSPECTIVAS INDÍGENAS E A DESCOLONIZAÇÃO DOS ANIMAIS

Para fechar o segundo ciclo de estudos promovido pelo Grupo de Leitura Filosofia Animal (Diversitas-USP e Grupo Praxis-CFUL), cujo trabalho de pesquisa centrou-se no tema “devires-animais?”, realizaremos o Colóquio DEVIR-ANIMAL, PERSPECTIVAS INDÍGENAS E A DESCOLONIZAÇÃO DOS ANIMAIS contando com intervenções de Márcia Kambeba, Regina Schöpke, Nádia Farage e Cleber Daniel Lambert da Silva.

O Colóquio se inspira nas perguntas orientadoras que atravessaram o ciclo “devires-animais?”: Por que olhar os animais e considerá-los a partir de suas próprias existências? Como pensar o conceito de devir-animal e sua reformulação dada pela interpretação etnoantropológica do pensamento indígena? Como extrair consequências transformativas em nossas relações com os animais norteados por uma descolonização radical?

O evento será online e transmitido pelo canal do Diversitas no YouTube.

DATA: 3 de dezembro de 2021

HORA: 10h00 – 12h30 (Brasília)

13h00 – 15h30 (Lisboa)

Para obter certificado de participação, será necessário se inscrever pelo link: https://bit.ly/coloquiodeviranimal

Márcia Kambeba – Povos Indígenas e a relação de pertencimento com a natureza

Regina Schöpke – Da máquina sem alma à alma da natureza: animismo e panteísmo como resistência política

Nádia Farage – Notas por um antiespecismo radical

Cleber Daniel Lambert da Silva – Da diferença cosmológica à diferença animal

CONFERENCISTAS

Márcia Kambeba – Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Amazona (UFAM). Poeta, escritora, fotógrafa, une todas essas artes ao canto em seu trabalho lítero-musical por meio do qual abre espaços de diálogo e reflexão crítica a respeito dos povos e culturas indígenas e na luta pela descolonização. Trabalha com educação dos sujeitos indígenas e não indígenas. Integra a Academia Formiguense de Letras (localizada na cidade de Formiga em Minas Gerais) e, dentre outros, escreveu os livros: “O lugar do saber ancestral” (UK´A Editorial, 2021), “Kumiça Jenó — narrativas poéticas dos seres da floresta” (Underline Publishing, 2021). Ativista, sua escrita poética banha-se na luta pelos territórios e pelos viventes, nos encantamentos dos seres e da floresta Amazônica, nos sonhos e na ancestralidade pulsante indígena, especialmente nos saberes de seu povo, os Omágua-Kambeba.

Regina Schöpke – Filósofa, historiadora e Professora Adjunta do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UERJ. Publicou recentemente os livros “A alegria, a verdadeira resistência” e “As origens da opressão: a escravidão humana e animal” pela editora Confraria do Vento, além dos títulos: “Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade” (Contraponto — livro finalista do Prêmio Jabuti na categoria Ciências Sociais), “Matéria em movimento — A ilusão do tempo e o eterno retorno” (Martins Fontes) e “Dicionário filosófico” (Martins Fontes). É tradutora de diversas obras de filosofia e ciências humanas e durante anos atuou como resenhista de livros em jornais e revistas de grande circulação do país. Fundou o primeiro grupo de estudos voltado ao direito dos animais na Filosofia da UERJ: Núcleo de Estudos de Direitos Animais (NEDA); ocasionalmente participa como colunista da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA). É vegana e defensora do abolicionismo como o primeiro passo na luta contra a tirania humana.

Nádia Farage – Professora Associada do Museu Paraense Emílio Goeldi (Pará) e Professora Associada do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua nas áreas de movimento anti-vivissecção no Brasil, direitos dos animais, relações multiespecíficas. Participa de eventos, escreve artigos e apresenta trabalhos relacionados a diversos temas, por exemplo: a vivissecção em obras literárias de Machado de Assis; políticas e histórias indígenas e do indigenismo, especialmente entre os Wapishana; consciência animal e suas implicações éticas e práticas; domesticidade e produção industrial de animais. Recentemente, apresentou os seguintes trabalhos: “A causa comum: animais domésticos e trabalhadores em Lima Barreto” (2018) e “Many are the pities of history: animals, plants and other forms of life in the historiography of the Global South” (2021).

Cleber Daniel Lambert da Silva – Professor de Filosofia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (localizada em São Francisco do Conde, Bahia). Membro do GT — Deleuze & Guattari da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e com experiência em filosofia francesa contemporânea. Coordena o Projeto de Pesquisa “Geofilosofia e cosmo-práxis comparadas: a questão da humanidade/animalidade no multinaturalismo ameríndio e na filosofia bantu”. Participou de eventos envolvendo pensamento africano, estudos decoloniais, multiverso e epistemologias do Sul. Pesquisa temas relacionados a subjetividade na filosofia moderna e contemporânea; geofilosofia, cosmopolíticas e colonialidade; leciona disciplinas nas áreas de cultura e meio ambiente, filosofia africana, filosofia africana pós-colonial entre outras.

Dirk Michael Hennrich – CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)

Luanda Francine Garcia da Costa – CFUL (Lisboa) / Diversitas (FFLCH/USP)

COORGANIZAÇÃO

Alexandre Luís Nobre Terreri —ELO Animal (Rede Sustentabilidade)