29.11.2021 - Cine Animal-Estar: sessão de debate sobre o filme “ANIMALS”

data
Local
Google Meet

 

Jacques Derrida, em O animal que logo sou, propõe a expressão animal-estar” para designar o mal-estar advindo da percepção de ver-se sendo visto, em estado de nudez, por outro animal. Uma experiência única e original, que nasce com o reconhecimento de que os animais têm os seus próprios pontos de vista, inclusive, sobre nós, gerando assim a consequência de nos reconhecermos também como animais, quando diante desse Outro, animal.

 

Com inspiração nessas reflexões, o Cine Animal-Estar tem por objetivo promover encontros com base em produções cinematográficas que tangenciem a temática dos animais e da animalidade, de modo a multiplicar diálogos em meio à pluralidade de olhares e experiências entre animais humanos e não humanos. Sua realização constitui-se como um projeto inserido no âmbito das atividades do Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais, do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Universidade de São Paulo (Diversitas – FFLCH/USP).

 

Nesta edição, o Cine Animal-Estar, com apoio do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC), lança o convite para a discussão sobre o filme alemão Animals” dirigido por Jonas Spriestersbach (duração 75 min).   

 

O encontro será realizado dia 29/11 (segunda-feira), das 11h às 13h, de modo online, via Google Meet, e contará com a mediação de:

 

Luanda Francine -  psicanalista, filósofa, Mestre em Psicologia Social, coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas - FFLCH/USP.

 

Tainara Murari de Carvalho - Nutricionista Vegana, integrante do Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas - FFLCH/USP, coordenadora do Cine Animal-Estar.

 

O FICASC, por sua vez, gentilmente liberará o acesso ao filme (que fez parte da terceira edição de seu festival), legendado em português, em seu canal no Youtube, exclusivamente para as pessoas inscritas nesse encontro do Cine Animal-Estar. Após efetivada a inscrição, o link para o filme será enviado via e-mail/whatsapp, cinco dias antes do debate, com acesso disponível de 24/11 a 28/11.

 

Para fazer a inscrição e ter acesso ao filme, clique em: https://bit.ly/cineanimals

 

Coordenação: Tainara Murari de Carvalho

 

Organização: Diversitas – FFLCH/USP

 

Apoio: Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC)