Disciplina: História do Brasil Independente II – 2º semestre de 2006

REGIÃO DO CONTESTADO – S/C. Entre os dias 11 a 16 de outubro de 2006 os estudantes de graduação da disciplina Brasil Independente II realizaram as seguintes atividades: – Na cidade de Caçador visitaram o Museu do Contestado, assistiram a palestra do historiador Nilson Thomé e a Mesa Redonda “História do Contestado e Arte em Debate”, com os professores Delmir José Valentini, Sheila Marins; Zilda Márcia Grícoli Iokoi, assistiram e participaram do debate do filme Contestado: Fúria Cabocla. Na cidade de Taquaruçu visitaram o Museu do Jagunço e a Escola Família Agrícola do MST. Visitaram a Cidade de Calmon e assistiram palestra do Prefeito João Batista de Gerone. Em Perdizinhas e São Sebastião visitaram o reduto dos rebeldes do Contestado; e em Irani visitaram o Parque temático do Contestado e assistiram as narrativas sobre a cultura cabocla interpretada pelo Sr. Vicente Telles.

ITU – Em 9 de dezembro de 2006 os estudantes realizaram visita técnica ao Museu Republicano de Itu e na Casa do Barão, onde está sediada a Biblioteca Edgar Carone. Visitaram a Fazenda da Serra, que conta com um Museu, casas de antigos colonos, senzala e um parque de aves exóticas.

POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

MATERIAL/TITULO:

CONTESTADO REVISITADO

AUTORES:

Zilda Márcia Grícoli Iokoi e Delmir Valentini

ACONTECIMENTO:

Viagem de estudos de graduandos da disciplina Historia do Brasil Independente II/ 2º semestre 2006. ministrada pela Prof. Dra. Zilda Márcia Grícoli Iokoi, à região da Guerra do Contestado em Santa Catarina.

TEMÁTICA:

A Guerra do Contestado: conflitos de limites entre os Estados do Paraná e Santa Catarina e a questões de geopolítica com a Argentina dentro do contexto das relações de trabalho e produção.

CONCEITOS BASILARES:

Guerra, território, limites, geopolítica, população autóctone, população imigrante, ferrovia, trabalhadores assalariados, jagunços, território contestado, nativos x elites, capital estrangeiro, empresa multinacional, armistício, relação capital trabalho, dentre outros.

TEMAS TRANSVERSAIS: Imperialismo capitalista, empresas transnacionais, crise do capitalismo, Iº Guera Mundial, relação capital/trabalho, dentre outros.

FAIXA ETÁRIA:

De 7 a 18 anos.

SERIES ESCOLARES:

Do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e EJA.

PRODUÇÕES EDUCATIVAS:

Pesquisa demográfica, Quem era o jagunço? Juri simulado sobre a guerra. Analisar a imagética criada sobre o Contestado. Produção de painéis com colagens. Produção Textual. Debate sobre a questão das classes sociais no contestado, dentre outros.

Galeria de Imagens:

Região do Contestado