Concepção e coordenação Lilian Amaral e Silvana Nascimento

A Cátedra Nômada Onde estão as mulheres na arte e na cidade? - Fricções entre arte + gênero + memória + cidades” se propõe a realizar reflexões, debates, pesquisa e ações no campo da equidade de gênero na sua relação com as artes, os espaços urbanos, instituições e movimentos sociais. Será composta por série de encontros mensais, organizados de forma síncrona, distribuída, on line, entre grupos de pesquisa e coletivos de mulheres em contexto ibero-americano.

Informações: https://diversitas.fflch.usp.br/catedranomada

 

Coordenação e Concepção

Lilian Amaral

image-20210825083536-1

Pesquisadora MediaLab UFG e Barcelona Recerca Arte y Creación | Universitat de Barcelona BR::AC. Pós-Doutora em Arte, Ciência e Tecnologia pelo IA/UNESP e Universidade de Barcelona / Espanha. Pós-Doutora em Arte e Cultura Visual pelo PPG Arte e Cultura Visual da UFG / Media Lab BR. Artista Audiovisual, curadora e pesquisadora no campo da Arte Urbana Contemporânea, memória e imaginário social. Lider Grupo de Pesquisa Internacional e Interinstitucional HOLOSCI(U)DAD(E) – UDELAR/UY, UAN/CO, USP, UnB, UFG, UFRN/BR, UPV-Valência|ES e UB-Barcelona/ES - http://www.espai214.org/holos/. Pesquisadora DIVERSITAS USP. Coordenadora de Projeto Intercontinental “Mulheres Transformam os Museus: da igualdade à equidade”, núcleo Brasil (Espanha, Argentina e Brasil) - https://www.mujerescambianlosmuseos.com/.

Silvana Nascimento

image-20210825083536-2

Silvana Nascimento é professora do departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e atualmente coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, que faz parte do Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos. Coordena o Cóccix - Estudos Indisciplinares do Corpo e do Território e tem atuado com os seguintes temas de pesquisa: corporalidades, territórios, transfeminilidades, sexo e feminismos negros.