A militância antifascista: comunistas brasileiros na Guerra Civil Espanhola (1936-1939)

Autor
Thais Battibugli
Ano
2000
Resumo / Abstract

Esta Dissertação visa a conhecer a trajetória da militância antifascista de um pequeno, mas significativo grupo de comunistas brasileiros (14 militares, 2 civis) que lutou na Guerra Civil Espanhola (1936-1939). A pesquisa tem como marco inicial o ano de 1935, justamente quando a política de frente popular antifascista do PCB (Partido Comunista do Brasil) começou a dar seus primeiros frutos através da ANL (Aliança Nacional Libertadora). Além disso, alguns dos comunistas que iriam à Espanha, iniciaram sua prática política nas fileiras aliancistas. O ano de 1947 marca o final da pesquisa, porque naquele momento o governo brasileiro (re)iniciou a repressão ao comunismo. Assim, o PCB foi posto na ilegalidade, provocando o fim de sua política de alianças (contra o fascismo e pela democracia). Desse modo, a militância antifascista se esvaiu.

 


 

Área do Conhecimento
História Social

A caballo entre dos mundos: guerra civil espanhola e o "exílio" infantil

Autor
Maria Eta Vieira
Ano
2001
Resumo / Abstract

Um dos aspectos mais dramáticos decorrentes da Guerra Civil Espanhola (GCE) foi o grande deslocamento populacional provocado pelo conflito entre as forças que disputavam o poder na Espanha nos anos trinta do século passado. O número de exilados pode ter chegado a meio milhão de pessoas; entre elas, cerca de oitenta mil crianças que foram repartidas por diferentes países da Europa. A maior parte dessas crianças retornou à Espanha depois do final de Guerra. No entanto, as que foram enviadas à ex-URSS não voltaram imediatamente, permanecendo neste país por quase vinte anos. Foram instaladas em locais conhecidos como Casas de Niños Españoles, onde receberam cuidados e educação formal. Esta pesquisa teve como principal objetivo o estudo de histórias de vida dessas crianças espanholas "exiladas" na ex-URSS. Concentramo-nos no grupo de pessoas que retornaram para a Espanha a partir de 1956. A partir dos pressupostos da história oral nos foi possível destacar aspectos relacionados ao significado dessa experiência no processo de formação identitária de cidadãos divididos entre as duas sociedades.

 


 

Área do Conhecimento
História Social