norte-americanos

Estudos brasileiros: ângulos norte-americanos

Autor
Ana Luiza de Lima Coimbra
Ano
2006
Resumo / Abstract

Este trabalho pretendeu acompanhar alguns ângulos dos Estudos Brasileiros nos EUA, com o objetivo de explicar porque os estudantes universitários estadunidenses, para uma experiência em educação internacional, preferem outros países da América Latina. Entrevistas iniciais com professores norte-americanos, no Brasil e nos EUA, e mais tarde com estudantes, apontavam para a língua portuguesa como o principal obstáculo, pela pouca penetração e reduzida perspectiva profissional, em oposição ao espanhol, língua irmã, que dimensionava o oposto. Por acreditar que um país não se restringe à sua língua, buscou-se outras razões que levassem ao entendimento de um processo histórico mais amplo. Dos olhares e relatos descompromissados, porém etnocêntricos, dos viajantes norte-americanos do século XIX, aos brasilianistas que até o presente ensinam Estudos Brasileiros nos EUA, procurou-se elementos que pudessem explicar o atual estado de coisas. Nesta pesquisa encontramos um cenário interno de relações desequilibradas, entre os professores de língua portuguesa e os de Estudos Brasileiros. Esta constatação, por um lado, confirmava ser a língua portuguesa o fator determinante da pequena visibilidade de nosso país nos EUA. Os motivos, porém, mostravam-se mais amplos, ligados a financiamentos e questões políticas de segurança nacional norte-americana. Por outro, foi possível constatar que os Estudos Brasileiros, ocupando posição privilegiada em relação à língua, também desempenham um papel neste cenário. O conjunto documental utilizado, tanto as entrevistas como a historiografia, levaram a uma abertura para reflexões sobre a pouca visibilidade dos Estudos Brasileiros nos EUA.

 


 

Área do Conhecimento
História Social