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Memorial da América Latina

Seminário Internacional discute Tradição e Modernidade em São Paulo e em Duque de Caxias/RJ

De 1º a 6 de abril, acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, e na Universidade Unigranrio, em Duque de Caxias, o Seminário Internacional “Conhecimentos Compartilhados: tradição e modernidade”. Além de pesquisadores da USP, da Unigranrio e de várias outras instituições brasileiras, o evento conta ainda com a participação dos professores Martin Lenhard (Universidade de Zurich – Suíça), Dov Cohen (University of Illinois) e Héctor M. Cruz Feliciano (Universidad Nacional Autónoma de Nicarágua).

 

CONCEITO

Os avanços permitidos pela modernização têm afetado todas as áreas da vida exigindo reposicionamentos. Questões amplas como quem formula o conhecimento e como se dá sua recepção no mundo contemporâneo servem de base para se perguntar como saberes tradicionais se articulam com soluções avançadas no âmbito da modernidade. Desdobramento natural disto, indaga-se como o convívio de tradições – culturalmente ambientadas ou sociologicamente reinventadas – se permitem no espaço midiático. A escola como lócus privilegiado de transmissão e reorganização do conhecimento formal se mostra vulnerável às demandas, e assim aspectos exclusivos dos detentores da escrita se percebem passíveis de críticas, revisões e rearranjos. Tanto internamente entre os letrados como nos circuitos de transmissão oral da cultura, cruzamentos se fazem importantes no sentido de se legitimar diferentes experiências. Os processos de “desconstrução” do conhecimento se abraçam com o acolhimento de outras formas de saber sugerindo quebras de barreiras. Mais do que nunca, no momento atual, a escrita busca diálogos com o oral; o “velho” com o “novo”; o erudito com o popular. O respeito democrático em relação ao saber do outro faz com que diálogos sejam promovidos e negociações se operem.

O Seminário Internacional “Conhecimentos Compartilhados: tradição e modernidade” se pretende foro para dinamizar encontros de diversas naturezas, principalmente privilegiando a troca de expressões de saberes diversos. Desde a duplicação dos espaços: São Paulo, SP e Duque de Caxias, RJ até a integração de grupos indígenas, representantes de várias alternativas de conhecimento com representantes da vida acadêmica convergem para a formulação de respostas sobre o encaminhamento de novas questões que devem alimentar propostas de conhecimentos no futuro próximo. 

 

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