A série traz dezessete filmes produzidos por alunos de graduação da Universidade de São Paulo, a partir da iniciativa da professora Zilda Iokoi, como trabalho de aproveitamento da disciplina de "História e Fontes Visuais", ministrada no Departamento de História (FFLCH/USP) durante o primeiro semestre de 2007.
Os alunos, em sua grande maioria do curso de História, organizaram-se para a realização de filmes de curta-metragem, cujo tema central foi o Artigo 5o e incisos, da Constituição Federal de 1988, em pauta portanto a questão da tolerância frente a diversidade.
Os filmes tratam de temas polêmicos e centrais ao mundo contemporâneo, como o aborto, a exclusão social, deslocamentos populacionais e migratórios, a articulação de movimentos sociais como os Trabalhadores Rurais Sem Terra, Sem Teto, e estudantil.
Para a concretização do projeto foram utilizados os recursos técnicos áudio-visuais do Laboratório, desde os equipamentos para filmagem à utilização da ilha de edição, com a supervisão da equipe do LEI.
Os filmes já foram exibidos no CINUSP "Paulo Emílio", na Cidade Universitária (de 22 a 26 de outubro de 2007) e no SESC Consolação (de 12 a 14 de março de 2008), e a partir de agora estão disponíveis neste portal de internet, nos links abaixo.
Além da curadoria de Zilda Iokoi, a série contou com a produção de Rodrigo Medina Zagni e com a edição de Assad Abdala Ghazal.