Nossas pesquisas estão organizadas em três linhas:

1-      Estudos críticos-culturais do direito cujo objetivo é investigar o Direito na perspectiva dos estudos críticos e culturais de modo a refletir sobre como a criação e aplicação das leis, as demandas sociais e individuais por justiça, inclusão, proteção e criação de direitos são permeadas por aspectos socioculturais. Discutir os dilemas para a fundamentação dos princípios de direito e de justiça decorrentes da introdução de novos sujeitos de direito articulados em torno de categorias como gênero, raça, etnias, identidades culturais, orientação sexual.

2-      Estudos culturais, multiculturalismo e estudos pós-coloniais cujo objetivo é realizar estudos  teóricos de autores do multiculturalismo, dos estudos pós-coloniais e decoloniais e dos estudos culturais. Analisar os pontos de contato e divergências entre autores e teorias. Discutir o racismo e o antirracismo a partir da lógica dos estudos pós-coloniais. Analisar os fundamentos do multiculturalismo e das políticas multiculturais e de reconhecimento em interface com os estudos culturais e com teorias da justiça contemporâneas.

3-      Políticas Públicas e inclusão social cujo objetivo é investigar a construção de políticas públicas vinculadas ao reconhecimento de direitos específicos para grupos vulneráveis nos estados democráticos contemporâneos. Investigar políticas e políticas públicas demandadas e focalizadas nos grupos sociais vulneráveis em razão de raça e cor, gênero, etnia, identidades culturais e orientação sexual.

 

Informações detalhadas sobre  nossos projetos podem ser encontradas no site:

http://each.uspnet.usp.br/web/prof/geppis