16.04 a 18.06.2021 - Grupo de leitura Filosofia Animal

Grupo de Leitura FIlosofia Animal

​​​​​​​​​​​​

Grupo de leitura Filosofia Animal

A colaboration between the Praxis Group of the Centre of Philosophy of the University of Lisbon (https://cful.letras.ulisboa.pt/praxis/) and the Research Group Ethics and Rights of the Animals (Diversitas, Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, FFLCH- University of São Paulo, http://diversitas.fflch.usp.br/)

Organizers: Luanda Francine Garcia da Costa (DIVERSITAS-USP – luanda.francine@gmail.com) & Dirk Michael Hennrich (Praxis-CFUL – dh@letras.ulisboa.pt)

Além da preocupação contínua da filosofia com as questões da diferença antropológica, a filosofia dos animais é uma disciplina filosófica relativamente nova. Somente na segunda metade do século XX, com obras fundamentais como ‘Animal Liberation’ (1975), de Peter Singer, pode-se falar de um sentido intenso e cada vez mais aprofundado da filosofia dos animais e do status ético e legal dos animais no contexto acadêmico. O grupo de leitura ‘Filosofia Animal’ tem como objetivo ler e discutir textos clássicos e contemporâneos que trabalhem a questão da animalidade e a questão do lugar ético e legal dos animais no âmbito da ontologia, da política e da atual crise ecológica.

Para o primeiro módulo , escolhemos o filósofo Jacques Derrida, por seu interesse e consideráveis contribuições sobre as questões da animalidade e dos animais. Iniciaremos com a leitura do livro O animal que logo sou (a seguir).

Texto da aula proferida durante o terceiro colóquio de Cerisy, em 1997, cujas atas do colóquio resultaram no livro L’animal autobiographiqueO animal que logo sou (a seguir) apresenta a construção de um novo olhar sobre os animais e o sobre a genealogia distintiva entre humano-animal fundamentada na posição de domínio da visão pelo homem. Derrida faz a sustentação de que os animais tenham os seus próprios pontos de vista, indagando o esquecimento calculado dos animais (não os metaforizados, mas os viventes reais que escapam aos conceitos) e da própria animalidade pela filosofia, colocando assim em  questão o “que quer dizer viver, falar, morrer, ser e mundo, como ser-no-mundo ou como-ser-ao-mundo” quando nos aproximamos “do que chamam o animal” (p. 28-29).

Trabalharemos com a edição brasileira, traduzida por Fábio Landa pela editora Unesp. A versão original francesa poderá servir como apoio se necessário. Com periodicidade semanal, realizaremos 10 encontros, às sextas-feiras. A programação detalhada será distribuída na primeira sessão, onde iniciaremos a leitura a partir da pág. 11 até o início da pág. 21.

​​​​​​​Início: 16 de abril | Término: 18 de junho

Horário10h00-12h00 (Brasília) | 14h00 – 16h00 (Lisboa – GMT+0)

Bibliografia:

DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou. Trad. Fábio Landa. São Paulo: Unesp, 2002.

Bibliografia complementar:

BERGER, John. Porquê Olhar os animais? In: Porquê Olhar os animais? Tradução: Jorge Leandro Rosa. Lisboa: Antígona. 2020. (p. 21-60)

DERRIDA, Jacques, ROUDINESCO, Elisabeth. Cap. 5: “Violências contra os Animais”. In: De que amanhã… Diálogos. Trad.: André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004, pp.80-96.

DERRIDA, L’animal que donc je suis, Galilée, Paris, 2006.

Informamos que devido a um problema técnico com um sistema da Universidade de Lisboa, o dia de início dos encontros do grupo de leitura Filosofia Animal (9 de abril) teve de ser adiado para o dia 16 de abril.
Em decorrência, a data de término será alterada para o dia 18 de junho, uma semana a mais do que o previsto.
​​​​​​​A atividade é aberta e não é necessário realizar inscrição. Segue o novo link para as 10 sessões:

ID da reunião: 854 1592 7501
Senha de acesso: 994220