Processo Seletivo Pós Graduação 2018

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades

Mestrado e Doutorado

 

 

EDITAL DE INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

 

Estarão abertas no período de 05 a 09 de março de 2018 as inscrições para o preenchimento de vagas de Mestrado e Doutorado junto ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades para o 2º semestre de 2018.

 

 

I - DA INSCRIÇÃO

 

É condição básica para matrícula nos Cursos de Pós-Graduação da FFLCH a conclusão de um curso de Graduação reconhecido pelo MEC. O processo seletivo incluirá prova de proficiência em idioma estrangeiro, prova dissertativa de avaliação de conhecimentos, análise de projeto de pesquisa e entrevista. O aluno que tiver obtido o título de Mestre e quiser prosseguir seus estudos com vistas ao Doutorado, deverá submeter-se a novo processo seletivo, obedecidas as exigências regimentais.

A inscrição e a seleção para o Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades são realizadas uma vez ao ano. Outras informações sobre o Programa estão disponíveis no site http://diversitas.fflch.usp.br/.

 

 

PROCEDIMENTO PARA A INSCRIÇÃO:

 

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico no endereço http://forms.fflch.usp.br/processo_seletivo_2018, com início no dia 05 de março de 2018, às 09h00 e término no dia 09 de março de 2018, às 19h00 (horário oficial de Brasília).

 

Documentos exigidos:

 

  1.  Formulário de Inscrição devidamente preenchido (disponível em http://diversitas.fflch.usp.br/sites/diversitas.fflch.usp.br/files/Ficha de Inscrição.doc)

 

  1. Comprovante da Graduação – Cópia simples do diploma (frente e verso, na mesma folha) ou certificado de conclusão do Curso Superior e Histórico Escolar, em que conste a data da colação de grau. O candidato diplomado em curso de curta duração, ou em cursos livres, não terá direito à inscrição. O candidato que não tiver concluído Curso Superior no ato da inscrição para este processo seletivo, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até o dia 05 de julho de 2018, último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar. O descumprimento a esse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.

 

  1. Carteira de Identidade (RG) (cópia simples), para candidatos brasileiros: não serão aceitos outros documentos de identificação, tais como Carteira de Habilitação, por exemplo.

 

  1. CPF (cópia simples), para candidatos brasileiros.

 

  1. Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou Passaporte (cópia simples), para candidatos estrangeiros. O passaporte será aceito apenas para fins de inscrição. Se o candidato for aprovado, será obrigatória a apresentação, no período da matrícula, do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) com data válida.

 

  1. Boleto e comprovante do pagamento da taxa de inscrição, no valor R$ 80,00 (oitenta reais). A emissão do respectivo boleto estará disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317, durante o período de inscrição. Em caso de dúvida ou dificuldade na emissão do boleto, consultas podem ser feitas pelos telefones (11) 3091-4623 e 3091-4626. Em nenhuma hipótese serão aceitas outras formas de pagamento.

 

  1. Projeto de Pesquisa. O Projeto de Pesquisa deverá ter no máximo 20 páginas (letra Times New Roman 12, espaçamento 1,5). Os itens do Projeto, que serão avaliados em função de sua clareza, consistência e coerência, são: tema/linha de pesquisa, problema, hipótese, objetivos gerais, objetivos específicos, justificativa, metodologia, cronograma, orçamento (custo/financiamento) e referencial bibliográfico/documental básico. Na capa do projeto de pesquisa deverá constar o título, nome do candidato, do orientador pretendido e data.

  1. Currículo Lattes atualizado - ou similar para estrangeiro.

 

  1. Comprovante da Conclusão do Mestrado (para candidatos ao Doutorado).  Se você ainda não tem em mãos o Diploma de Mestrado veja as observações abaixo:

  • O candidato que for mestrando da USP e não tiver defendido sua dissertação até o ato de sua inscrição para a seleção ao curso de Doutorado objeto deste Edital, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317), pelo qual se compromete a defender o Mestrado até o dia 27 de julho de 2018, último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar. O descumprimento desse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.

  • O candidato que for mestrando externo à USP e não comprovar a conclusão do Mestrado no ato de sua inscrição, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar, ao Serviço de Pós-Graduação da FFLCH/USP o Diploma de Mestrado até o dia 27 de julho de 2018, último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação, previsto no Calendário Escolar. O descumprimento desse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.

  • No caso de Diploma de Mestre obtido em Universidades estrangeiras, o prazo para a obtenção da aprovação da Equivalência do Título junto à USP é o dia 27 de julho de 2018, último dia para matrícula dos alunos ingressantes, conforme calendário escolar. Assim sendo, o Pedido de Equivalência do Título de Mestre deve ser solicitado, no mínimo, 6 (seis) meses antes da inscrição para o processo seletivo.

*Todos os documentos mencionados nos itens anteriores deverão ser anexados no formato pdf.

 

 

II – DA SELEÇÃO

 

O processo seletivo para ingresso no Mestrado, Doutorado (com apresentação de título de Mestre) ou Doutorado Direto consiste em:

 

Etapa 1 - Prova de proficiência em língua estrangeira

Os candidatos deverão inscrever-se para os Exames de Proficiência junto ao Centro Interdepartamental de Línguas, conforme os procedimentos divulgados em cada Equipe de Proficiência

Para obter informações sobre o prazo de inscrição, calendário completo, procedimentos, pagamento da taxa de inscrição e realização das provas, o candidato deve acessar o site de cada Equipe de Proficiência:

 

A aprovação na prova é válida por dois anos. O candidato que já tiver realizado a prova de proficiência do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades - FFLCH/USP, nos últimos dois anos, com aprovação, deverá informar na ficha de inscrição para que o aproveitamento da mesma seja considerado.

Tanto no Mestrado quanto no Doutorado serão aceitos outros Exames de Proficiência, tais como TOEFL, IELTS, Cambridge, Michigan, realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do estudante no exame de proficiência aplicado pelo Centro Interdepartamental de Línguas. O candidato, nesse caso, deverá encaminhar cópia autenticada em cartório da aprovação no exame no período da inscrição, ou seja, de 05 a 09 de março de 2018, pessoalmente ou por correio no endereço da Secretaria do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, Av. Prof. Lineu Prestes, 159 - subsolo – CEP: 05508-900, das 09h00 às 17h00.

Aos alunos estrangeiros, além da proficiência em língua diferente da do seu país de origem, é exigida também a proficiência em língua portuguesa. Neste caso o exame de proficiência em português também será realizado pelo Centro Interdepartamental de Línguas. A avaliação consistirá numa prova escrita e prova oral, em horário a ser combinado no dia da prova escrita. Para obter o calendário completo, os procedimentos, pagamento da taxa de inscrição, local e realização das provas, o candidato deve acessar o site http://clinguas.fflch.usp.br/node/2141. A proficiência também poderá ser demonstrada por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS, nível intermediário ou superior (informações aos candidatos: celpebras@inep.com.br).

 

MESTRADO

DOUTORADO

(com título de Mestre)

DOUTORADO DIRETO

UMA LINGUA ESTRANGEIRA

(Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano)

UMA LINGUA ESTRANGEIRA (diferente da língua realizada no Mestrado): Espanhol, Francês, Italiano ou Inglês

DUAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, entre Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano

 

 

Etapa 2 – Prova escrita dissertativa, para avaliar o conhecimento do candidato no que se refere às questões teóricas e metodológicas das abordagens interdisciplinares.

 

Data: 24 de abril de 2018 (terça-feira), às 14h00, na Casa de Cultura Japonesa, localizado na Av. Prof. Lineu Preste, 159, Cidade Universitária, São Paulo/SP.

A prova terá duração de quatro horas e consiste numa prova escrita, dissertativa, sem consulta, para avaliar os conhecimentos do candidato na área do Programa, conforme bibliografia a seguir:

 

APPADURAI, Arjun. O medo ao pequeno número. São Paulo: Iluminuras, 2009.

 

ARENDT, Hannah. “Capitulo III – Labor”, in A Condição Humana. 10ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

 

ASSMAN, Aleida. Espaços da Recordação. Campinas: UNICAMP, 2011.

 

CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. 13ª ed., Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2014.

 

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísica canibais. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

 

SAFATLE, Vladimir. Textos: “Introdução”, “Medo, Desamparo e Poder sem Corpo”, “Ascensão e ascensão da plasticidade mercantil do corpo”, “O trabalho do impróprio e os afetos da flexibilização” in O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. 2ª ed. São Paulo: Autêntica Editora, 2016.

 

SANTOS, Boaventura de Sousa. “Da ciência moderna ao novo senso comum” in A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

 

 

Os resultados das provas de proficiência e escrita dissertativa serão publicados no Portal www.diversitas.fflch.usp.br a partir de 25 de maio de 2018.

 

 

Etapa 3 – Avaliação de projeto, somente para os aprovados nas etapas 1 e 2.

 

Esta etapa consistirá na arguição do currículo/memorial e do Projeto de Pesquisa do candidato. Serão considerados a adequação do projeto ao tema do Programa, sua fundamentação, a uma dentre as três linhas de pesquisa. Espera-se consistência temática e metodológica, bibliografia básica conhecida, indicação das fontes e viabilidade do projeto à luz do cronograma.

As datas das avaliações dos projetos constarão no site: http://www.diversitas.usp.br. Em casos excepcionais, poderá ocorrer alteração de data, devendo o candidato estar atento às informações no site.

 

 

3 - RESULTADO FINAL

 

O resultado final será divulgado no Portal www.diversitas.fflch.usp.br a partir de 19 de junho de 2018.

 

 

4 – RECURSOS

 

Os candidatos que, ao final do processo seletivo tenham sido reprovados poderão apresentar recurso nos dias 21 e 22 de junho de 2018.

 

 

5 - ORIENTADORES E NÚMERO DE VAGAS

 

Professor Orientador

Linhas de Pesquisa

Vagas (Nível)

 

Antonio Ribeiro de Almeida Júnior

Linha 1

02 (ME/DO)

Cláudia Moraes de Souza

Linha 1

02 (ME)

02 (DO)

Doris Accioly e Silva

Linha 3

02 (ME)

02 (DO)

Eucenir Fredini Rocha

Linha 1

03 (ME)

01 (DO)

Fábio Ramazzini Bechara

Linha 2

01 (ME)

Gilson Schwartz

Linha 3

01 (ME)

01 (DO)

José Carlos Sebe Bom Meihy

Linha 2

02 (ME/DO)

Marcelo Arno Nerling

Linhas 1 e 2

02 (ME)

Margarida Maria Moura

Linha 3

01 (ME)

Marta Carvalho de Almeida

Linha 1

02 (ME)

Maurício Cardoso

Linha 3

02 (ME/DO)

Renato da Silva Queiroz

Linha 3

02 (ME/DO)

Sandra Regina Chaves Nunes

Linha 2

01 (ME)

02 (DO)

Sérgio Bairon Blanco Sant’Anna

Linha 3

03 (ME/DO)

Silvana de Souza Nascimento

Linha 1

01 (ME)

01 (DO)

 

* A descrição das linhas de pesquisa está disponível em http://diversitas.fflch.usp.br/node/2954

 

** Linha 1 – Poderes e Intervenções

     Linha 2 – Gênese e Gestão de Políticas Públicas

     Linha 3 – Etnocentrismo, Natureza e Cultura

 

 

AnexoTamanho
Ficha de Inscrição45.5 KB
Lista de Inscritos 2018192.78 KB