2o KCL-USP Workshop em Estudos sobre o Brasil – Brasil em uma perspectiva Global.

2nd KCL-USP Workshop on Brazilian Studies – Brazil in Global Perspective

23 – 25 de Março

March 23 to 25th.

A reflexão e a pesquisa sobre temas brasileiros, assim como a inserção do Brasil nas relações internacionais, deve ser feita em um horizonte global que permita a crítica da dominação com a apresentação de alternativas de resistência e novas legitimidades em comunicação com outras sociedades. Todavia, deve-se evitar a redução deste horizonte a adesão ao colonialismo e às epistemologias associadas a dominação.

É possível realizar um diálogo com experiências e saberes que privilegiem o ”Sul”  - em sentido político, ou seja, as periferias do mundo, inclusive as do Norte, a partir de uma perspectiva global contra-hegemônica. Essa posição de resistência - associada a um projeto de transformação - torna-se um lugar de produção e identificação de sujeitos do conhecimento que se insurjam contra a discriminação, a intolerância e a humilhação.

A partir desta perspectiva, o evento visa refletir sobre o Brasil a partir da experiência interdisciplinar do Diversitas (Núcleo de Apoio à Pesquisa – USP) e do Brazil Institute do King’s College London.

Deste modo, teremos reunidas três linhas de pesquisa de ambas instituições: do Diversitas - (I) Poderes e Intervenções, (II) Gênese e Gestão de Políticas Públicas e (III) Etnocentrismos: natureza e cultura – e do Brazil Institute os temas: (I) História, (II) Ciência Política e (III) Sociologia tendo como objeto as relações do Brasil com outras nações e povos.

Essa reunião será composta por mesas de debate, painéis e minicursos:

No primeiro dia, haverá uma mesa de debates sobre Gênese e Gestão de Politicas Públicas com os professores Zilda Iokoi e Gilson Schwartz. Em seguida o primeiro Painel de Diálogos entre pesquisadores do Diversitas e da KCL. No segundo dia, haverá um minicurso a partir do eixo Etnocentrismo: Natureza e Cultura com a professora Margarida Moura. Em seguida, o segundo Painel de Diálogos entre pesquisadores do Diversitas e da KCL .

No terceiro dia haverá um minicurso a partir do eixo Etnocentrismos: Natureza e Cultura com a professora Margarida Moura. Em seguida, a mesa de debates sobre Experiências de pesquisa e estudo no exterior com os pesquisadores do Brazil Institute e, por fim, a mesa  Poderes e Intervenções com os professores Maurício Cardoso e Luis Galeão.

Para representar essas linhas de diálogo entre os pesquisadores foram escolhidos para os Painéis os seguintes alunos: Maurice  Nilsson, Anália Belisa Ribeiro Pinto, Jair Almeida, Paulo Arruda, Grace Sousa e Thomas Frölich.

Processo de seleção dos trabalhos:

Os trabalhos apresentados foram convidados a partir de ampla pesquisa nos programas de pós-graduação das duas instituições e especialmente selecionados para representar as linhas de pesquisa dos dois programas.