EDITAL DE SELEÇÃO 002/2019 - INGRESSO EXCLUSIVO PARA CANDIDATAS/OS INDÍGENAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO HUMANIDADES, DIREITOS E OUTRAS LEGITIMIDADES

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades

Mestrado e Doutorado

 

EDITAL DE SELEÇÃO 002 PARA INGRESSO EXCLUSIVO DE CANDIDATAS/OS INDÍGENAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO HUMANIDADES, DIREITOS E OUTRAS LEGITIMIDADES

 

Estarão abertas, no período de 11 a 17 de março de 2019, as inscrições para o preenchimento de vagas para candidatas/os indígenas nos cursos de Mestrado acadêmico, Doutorado e Doutorado Direto para ingresso no 2º semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo. As vagas serão distribuídas dentro das cotas de políticas de ação afirmativa do PPHDL, conforme edital 001 do Processo Seletivo de 2019.

 

1 - DA INSCRIÇÃO

As/os candidatas/os que se autodeclararem indígenas poderão optar, caso queiram, por participar da Política de Ações Afirmativas do PPGAS/USP, sendo definidas/os como optantes. Para tanto, no ato da inscrição deverão entregar o Formulário de Autodeclaração Indígena, disponível no anexo 3.1 deste Edital.

É condição básica para a inscrição nos cursos de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades a conclusão de um curso de graduação.

A inscrição e a seleção para o Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades são realizadas uma vez ao ano. Outras informações sobre o Programa estão disponíveis no site http://www.diversitas.fflch.usp.br

 

1.1 - Procedimentos para a inscrição:

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico no endereço http://forms.fflch.usp.br/edital_2_processo_seletivo_2019, com início no dia 11 de março de 2019, às 09h00 e término no dia 17 de março de 2019, às 23h59 (horário oficial de Brasília).

O PPGHDL não se responsabiliza por problemas técnicos no sistema de inscrição online, portanto faça sua inscrição com antecedência pois não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido neste Edital.

 

1.2 - Documentos exigidos:

  1. Formulário de Inscrição devidamente preenchido (disponível em http://diversitas.fflch.usp.br/sites/diversitas.fflch.usp.br/files/Ficha de Inscrição.doc)
  1. Formulário de Autodeclaração Indígena, disponível no item 3.1 deste Edital.
  1. Comprovante da Graduação – Cópia simples do diploma (frente e verso, na mesma folha) ou certificado de conclusão do Curso Superior e Histórico Escolar, em que conste a data da colação de grau. A/O candidata/o diplomada/o em curso de curta duração, ou em cursos livres, não terá direito à inscrição. O candidato que não tiver concluído Curso Superior no ato da inscrição para este processo seletivo, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até o dia 26 de julho de 2019, último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar. O descumprimento a esse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.
  1. Carteira de Identidade (RG) (cópia simples), para candidatos brasileiros ou Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) (cópia simples).
  1. CPF (cópia simples), para candidatas/os brasileiras/os.
  1. Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou Passaporte (cópia simples), para candidatas/os estrangeiras/os. O passaporte será aceito apenas para fins de inscrição. Se a/o candidata/o for aprovada/o, será obrigatória a apresentação, no período da matrícula, do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) com data válida.
  1. Memorial contendo a trajetória da/o candidata/o e motivos para escolha da candidatura no PPHDL/USP (sugestão de modelo disponível no anexo 3.2).
  1. Proposta de Pesquisa (sugestão de modelo disponível no anexo 3.3). Não é necessária a indicação de orientador/a.
  1. Comprovante da Conclusão do Mestrado (para candidatas/os ao Doutorado).  Se você ainda não tem em mãos o Diploma de Mestrado veja as observações abaixo:
  • A/O candidata/o que for mestrando da USP e não tiver defendido sua dissertação até o ato de sua inscrição para a seleção ao curso de Doutorado objeto deste Edital, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317), pelo qual se compromete a defender o Mestrado até o dia 26 de julho de 2019, último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar. O descumprimento desse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.
  • A/O candidato que for mestranda/o externo à USP e não comprovar a conclusão do Mestrado no ato de sua inscrição, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar, ao Serviço de Pós-Graduação da FFLCH/USP o Diploma de Mestrado até o dia 26 de julho de 2019, último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação, previsto no Calendário Escolar. O descumprimento desse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.
  • No caso de Diploma de Mestre obtido em Universidades estrangeiras, o prazo para a obtenção da aprovação da Equivalência do Título junto à USP é o dia 26 de julho de 2019, último dia para matrícula das/os alunas/os ingressantes, conforme calendário escolar. Assim sendo, o Pedido de Equivalência do Título de Mestre deve ser solicitado, no mínimo, 6 (seis) meses antes da inscrição para o processo seletivo.

*Todos os documentos mencionados nos itens anteriores deverão ser anexados no formato pdf.

 

Quaisquer documentos adicionais que a/o candidata/o considere pertinentes para a seleção, inclusive outros documentos que informem sua ligação com uma comunidade indígena, podem ser anexados, tais como cartas da comunidade e/ou de alguma organização indígena, produções escritas, audiovisuais, entrevistas, etc. Nenhum desses últimos documentos é indispensável, portanto, não entram como critérios de avaliação. Obs.: Os documentos deverão ser entregues nesta ordem e não grampeados.

A/O candidata/o que estiver para defender a dissertação de Mestrado ou para colar grau deve preencher o termo de compromisso de conclusão da Graduação ou da conclusão do Mestrado no qual se compromete estar com diploma em mãos no ato da matrícula.

 

2 - DA SELEÇÃO

O processo de seleção para o Mestrado, para o Doutorado e Doutorado Direto constará de duas etapas:

Etapa 1 (eliminatória)

- Análise crítica de um dos textos da bibliografia indicada, a ser enviada pela/o candidata/o para o email diversitas@usp.br, entre os dias 22 e 24 de abril de 2019.

- Análise e avaliação, pela comissão do processo seletivo, da proposta de pesquisa, da análise crítica de um dos textos da bibliografia indicada e arguição do memorial, em data a ser divulgada posteriormente no site http://diversitas.fflch.usp.br/).

 

Bibliografia indicada para análise crítica de um texto:

APPADURAI, Arjun. O medo ao pequeno número. São Paulo: Iluminuras, 2009.

ARENDT, Hannah. “Capitulo III – Labor”, in A Condição Humana. 10ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

COURTINE, Jean-Jaques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Textos: Introdução e Parte “Conhecimentos, cultura e “cultura”, in Cultura com aspas, São Paulo: Ubu Editora, 2017.

JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

SAFATLE, Vladimir. Textos: “Introdução”, “Medo, Desamparo e Poder sem Corpo”, “Ascensão e ascensão da plasticidade mercantil do corpo”, “O trabalho do impróprio e os afetos da flexibilização” in O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. 2ª ed. São Paulo: Autêntica Editora, 2016.

 

O resultado desta etapa será divulgado na página do PPHDL na internet (http://diversitas.fflch.usp.br/) a partir de 20 de maio de 2019.

As/Os candidatas/os que tenham sido reprovadas/os poderão apresentar recurso nos dias 21 e 22 de maio de 2019.

 

Etapa 2 – As/Os candidatas/os aprovadas/os na Etapa 1 serão convocadas/os para a realização do exame de proficiência em língua estrangeira (a ser elaborada e aplicada pelo PPHDL) em data a ser divulgada posteriormente no site http://diversitas.fflch.usp.br/).

 

3 - RESULTADO FINAL

O resultado final será divulgado no Portal www.diversitas.fflch.usp.br a partir de 17 de junho de 2019.

As/Os candidatas/os que tenham sido reprovadas/os na Etapa 3 poderão apresentar recurso nos dias 18 e 19 de junho de 2019.

 

3 - ANEXOS

3.1 - Formulário de Autodeclaração Indígena FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO INDÍGENA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO DO PPHDL/USP - 2019 Eu_______________________________________________________________________, RG________________________, CPF_____________________________, declaro-me indígena pertencente à etnia ________________________________________ para o fim específico de atender ao Edital de Seleção exclusivo de candidatas/os indígenas para ingresso no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, da Universidade de São Paulo em 2018, estando apta/o a concorrer à vaga destinada a candidatas/os autodeclaradas/os indígenas.

Estou ciente de que se for detectada falsidade na declaração, estarei sujeito às penalidades previstas em lei.

 

Data:

Assinatura: _______________

 

 

3.2 - MODELO DE MEMORIAL DE CANDIDATA/O AUTODECLARADA/O INDÍGENA

 

1. APRESENTAÇÃO Eu ________________________________________________, venho por meio deste memorial apresentar a minha candidatura para o curso de [ ] Mestrado [ ] Doutorado [ ] Doutorado Direto [ ], junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo. Para cumprimento dos devidos fins, também me declaro como pertencente à etnia ______________________________, conforme consta no Formulário de Autodeclaração Indígena que acompanha os demais documentos de inscrição.

2. RAZÕES DE CANDIDATURA [Descreva nesse item as razões pelas quais você deseja candidatar-se ao curso pretendido no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da USP. Nesta seção, você também pode apresentar seus interesses temáticos e de pesquisa que acredita serem motivos para que o Programa seja escolhido como espaço de sua formação].

3. TRAJETÓRIA ESCOLAR E ACADÊMICA [De forma narrativa, apresente neste item onde fez sua formação, de quais projetos ou atividades de pesquisa e extensão participou ao longo de sua trajetória, ou mesmo junto a comunidades/movimentos/grupos com o(s) qual(is) vive ou se declara pertencente. Destaque as eventuais experiências profissionais que teve, bem como os cursos de graduação, pós-graduação ou formação complementar dos quais participou e que também avalia como pertinentes para sua trajetória].

4. DEDICAÇÃO AO CURSO [item não sujeito à avaliação] [De maneira sumária, apresente as possibilidades que terá de dedicação ao curso, caso aprovada/o (dedicação parcial, integral ou exclusiva, se trabalha ou tem alguma fonte de renda). Se julgar pertinente, indique as possibilidades de deslocamento e moradia que serão necessárias para a participação no curso].

 

Cidade _____________________________, Data ____/_____/______

 

Assinatura: ______________________________________

 

 

3.3 - Modelo sugerido de Proposta de Pesquisa: Nome Completo; Título da proposta; Apresentação do tema e justificativa de sua escolha; Inspirações teórico-metodológicas; Cronograma de desenvolvimento; Referências bibliográficas. A proposta deve ter o imite de no máximo 10 (dez) páginas.

 

AnexoTamanho
Edital 002/2019 - Exclusivo para candidatos indígenas no Porgrama de Pós-Graduação180.07 KB