Atualmente trâmita no Senado o PLC 122/2006, que criminaliza a homofobia. Através da coleta de deposimentos de diversos representantes da sociedade civil, esboçamos as expectativas em torno do projeto, caso ele seja realmente aprovado.

CONTEXTO SOCIO POLITICO: Atualmente tramita no Senado Federal o PLC 122/2006, que criminaliza a homofobia. Através da coleta de depoimentos de diversos representantes da sociedade civil, produz-se um esboço de expectativas em torno do projeto, caso ele seja realmente aprovado.

HOMOFOBIA VERSUS POLÍCIA: O preconceito na delegacia aparece na abordagem policial, bem como, o racismo. Isto evidencia a nossa cultura de discriminação das minorias antropológicas.

JORNALISTAS E UNIVERSIDADES: Os jornais e as universidades reproduzem uma série de práticas machistas e homofóbicas que vão sedimentar comportamentos violentos.

ESTADO E AS LEIS: O Estado que necessita para cada minoria uma lei, até que ponto é democrático?

O MEDO E A DENÚNCIA: O ato de denunciar produz constrangimento, agressão de toda ordem e discriminação, já que a pessoa sozinha não tem como provar.

EDUCAÇÃO E LEGISLAÇÃO: Só a lei não resolve e não educa. É necessário um processo sistematizado de educação que perpasse toda a educação básica até as universidades. A lei não muda a sociedade, portanto, é preciso educar.

A VISIBILIDADE E O ESPETÁCULO: A Parada Gay e outros eventos são momentos para dar maior visibilidade a questão e produzir compartilhamento com a população. Todavia, está longe de ser uma manifestação política mais engajada. Na verdade é um espetáculo, cuja mercadoria produz rentabilidade ao capitalismo. Daí, talvez, o consentimento mesmo das forças mais reacionárias.

QUESTÕES QUE NÃO QUEREM CALAR:

1. O posicionamento das igrejas frente a homofobia?

2. A questão do pecado e a sublimação proposta pelos católicos?

3. Se a homossexualidade não fosse uma mercadoria rentável, o capitalismo teria tolerância?

4. Através da historia como se processou a questão sexual entre homens e ou mulheres?

video platform video management video solutions video player