Igreja, nacionalismo e devoção popular: as estampas de Nossa Senhora Aparecida (1854-1978)

Autor
Lourival dos Santos
Ano
2000
Resumo / Abstract

O objetivo desta dissertação é propor uma história da produção de "santinhas" - estampas impressas de Nossa Senhora Aparecida. Em termos de espaço temporal, considerei como marco básico a primeira "imagem oficial" mandada imprimir na França, pelo bispo D. Antônio Joaquim de Melo em 1854. O ano de 1978, quando a imagem foi reconstruída por técnicos no Museu de Arte de São Paulo (MASP), foi assumido como o limite contemporâneo por significar a dimensão pública do afeto à Padroeira do Brasil. O enegrecimento da Imagem nas estampas corresponderia à incorporação oficial do povo nos altares da Igreja. A cor dos escravos tornou-se a mesma da Mãe de deus no Brasil. Desse pressuposto derivou minha principal hipótese: as estampas da"Aparecida" traduziriam para os fiéis a estratégia de popularização do discurso da Igreja Católica brasileira, que procurava atender à demanda do consumo de imagens de seus fiéis, repetindo a prática do Catolicismo de atrair seguidores com imagens multiplicadas por meio de máquinas. Concomitantemente, o uso ampliado dessas imagens implicaria a formulação de uma nova linguagem comunicativa na qual os valores da prática religiosa católica estariam sendo ampliados popularmente. Ao mesmo tempo integrava-se na discussão política questões que ampliavam o papel do Catolicismo popular na cultura nacional brasileira.

 


 

Área do Conhecimento
História Social

Tempos de exaltação: Música e Glossolalia na Igreja do Evangelho Quadrangular

Autor
Valdevino Rodrigues dos Santos
Ano
1995
Resumo / Abstract

Igreja do evangelho quadrangular vê a musica como um fator importante para que a igreja execute suas funções em relação aos homens: evangelização e instrução. E ainda visa o desenvolvimento e intensificação dos laços de comunhão do grupo. Os membros da igreja acreditam que a musica influencia o comportamento, reforça os valores do grupo, expressa as emoções, dá prazer e finalmente serve como veiculo de revelação de deus. O ponto máximo do culto ocorre quando as pessoas recebem o espírito santo, que e um momento caracterizado por muitos atos diferentes e repetidos enquanto dura; aparecem nesse instante: desmaios, choros, gritos, pessoas pulando e finalmente a marca central do ato: o falar línguas estranhas (glossolalia), as quais são palavras inteligíveis somente do ponto de vista espiritual. E impossível definir o idioma. Quando se atinge o clímax da adoração - isso se da por volta das 21:00 hs. - as manifestações e os dons espirituais começam a ocorrer. Nesse momento, as pessoas estão mais exaltadas, aqui ha uma intensa mesclagem de sons: cânticos, os gritos de gloria e aleluia do pastor e dos membros cantando, sons instrumentais e as glossolalias. Quando a musica e executada, ha presença de ritmos variados como: rock, samba, reggae, country, rap e estilos mais lentos. Essas musicas são sempre cantadas com expressão corporal; ha, portanto, coreografia, dança e palmas.

 


 

Área do Conhecimento
Antropologia Social