DIADORIM: História local nos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos no Município de Diadema

criana

Composto por quatro livros, um conjunto fotográfico, mapas históricos e um CDRom.  Um dos livros apresenta a história da Cidade desde o século XIX até o início da primeira década do século XXI. Dois livros, narrativas literárias registram por contos históricos os momentos decisivos da vida dos migrantes nordestinos deslocados para a cidade e suas relações com grupos remanescentes desta longa trajetória: índios, imigrantes, migrantes. Denominados Venturas e aventuras do menino e do moço Diadorim, permite tanto às crianças, quanto aos adultos, contato com textos leves, motivadores tanto da leitura como das possibilidades de estabelecer relações entre o presente e o passado. O Guia do Usuário trata das questões teóricas e metodológicas do processo de trabalho, com textos, referências e o modo de utilizar os recursos textuais, imagens, mapas, músicas, estudos do meio, permitindo um melhor manejo do material educacional que compõe o kit. Além disso, o CDRom em 3D, ambientado numa das escolas, possibilita o aluno e o professor navegarem pela escola e o acesso ao conjunto dos materiais, com leituras, músicas, imagens e links que aprofundam os conteúdos dos textos.

POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

MATERIAL/TITULO:
DIADORIM

AUTORA:
Zilda  Márcia Grícoli Iokoi (Organizadora)

TEMATICA:
Estudo do lugar através de um retirante (êxodo)

CONCEITOS BASILARES:
Lugar, bairro, comunidade, cidade, vila, espaço público e privado, represa, mananciais, origem nomes das localidades e ou bairros e cidades, ancoradouro de barcos, pier, mapa e ou carta cartográfica, informação, conhecimento (novo e antigo), estrangeiros, sítios, aterro, lixão, movimento social, planejamento urbano, êxodo, poeta, Diadema, Lambi lambi (fotos),  Espaço mundial. Nacional, Regional e \local.

CONCEITOS TRANSVERSAIS:
Cidade e cidadania, lugar público e lugar privado, conhecimento social, justiça social, ocupação dos espaços socialmente.

FAIXA ETÁRIA:
De 09 a 12 anos.

SÉRIES ESCOLARES:
Do quarto ao sétimo ano do Ensino Fundamental e ou EJA.

PRODUÇÕES EDUCATIVAS:
Desenhos, colagens, produção de textos individuais e coletivos, produção de livros com histórias criadas a partir do estudo, cartazes como materialidade de pesquisa, pesquisa de campo a partir de roteiro pré-elaborado, redação a partir dos desenhos, colagens e ou pesquisa de campo,dentre outros.

Clique nos ícones e acesse os materiais do projeto

diadema_guia_do_usuario_01

Guia do usuário

diadema_cidade_vermelha_01