Êxodos - Programa Educacional

   

15

Êxodos de Sebastião Salgado (1999) representa uma longa viagem em busca dos povos em trânsito. Intolerâncias e Solidariedades apontam o sofrimento humano em tempos de globalização.   As fotografias permitem resgatar a dignidade de homens, mulheres e crianças que se vêem obrigadas a deixar sua terra natal em busca de novas possibilidades de sobrevivência.

 

O olhar generoso de Salgado registrou situações de deslocados das guerras, dos perseguidos políticos, dos sem teto e sem terras em todo o planeta. América, África, Europa, Ásia e Oceania estão presentes na grande exposição fruto de seis anos de caminhada.

Nesta mostra alguns momentos dessa experiência oferecida ao DIVERSITAS pelo fotógrafo. Acompanha a exposição o kit didático produzido por equipe do Departamento de História e distribuído a Escolas Públicas e Assentamentos Rurais no ano 2000. O Programa educacional foi realizado com apoio do SESC que permitiu a edição do conjunto didático, a realização de oficinas de trabalho para mais de cem interessados, professores e mediadores sociais e a edição do material (dois mil kits) distribuídos gratuitamente para professores e para o Movimento Sem Terra (MST)

 

Para acompanhar a exposição foram produzidos os materiais educacionais composto por três livros, um conjunto de 15 pranchas fotográficas, mapas e cronologias. Um dos livros Narrativas do Olhar, busca comparar as fotos de Salgado com obras de arte de diferentes épocas e autores, indicando a história das imagens que se repetem em acontecimentos registrados; Fotojornalismo, indicando como as imagens e os textos compõem conjuntos de informações nem sempre representativas das imagens registradas e o livro Deslocamentos Populacionais e Novas Solidariedades,constituído por contos históricos criados a partir das imagens e identificações feitos por Salgado. O material disponível na sala, liberado pelo fotógrafo e pela editora BEI Comunicações pode ser acessado livremente.

 

 

POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
 

 

MATERIAL/TITULO:
E X O D O S

 

AUTORES:
SEBASTIÃO SALGADO (FOTOS); ZILDA MARCIA GRICOLI IOKOI (LIVRO 1); MARIA HELENA PAES, GERCI ROSA DUARTE E CAMILO VANNUCHI (LIVRO 2) E TEREZA ALINE PEREIRA DE QUEIROZ (LIVRO 3).
 
TEMATICA:
INTOLERÂNCIA E SOLIDAREIEDADE DOS POVOS EM TRANSITO E A PRODUÇAO DE SOFRIMENTO HUMANO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO.
 
CONCEITOS BASILARES:
Migração, imigração, emigração, êxodo, tolerância, intolerância, solidariedade, sofrimento, globalização, deslocamento de massa humana, terra natal, nação e nacionalidade, dignidade, privação, sobrevivência, refugiado de guerra, exílio econômico, exílio político, exílio social, exílio desastre natural, sem teto, sem terra, cronologia, mapa, cartografia, imprensa, fotografia, fotografo, sequestro, favela, dentre outros.
 
TEMAS TRANSVERSAIS:
Globalização, guerra, movimento dos sem terra, movimento dos sem teto, campos de refugiados, guerra do Afeganistão, chacina de Eldorado Carajás, guerra de Moçambique, guerra do Vietnã, guerra no Sudão, papel da imprensa no deslocamento de populações, dentre outros.
 
FAIXA ETÁRIA:
De 12 a 17 anos.
 
SERIES ESCOLARES:
Do sétimo ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
 
PRODUÇÕES EDUCATIVAS:
Texto escrito ou encenado, produção de curtas metragens, debates circunstanciados, produção de mapas: Mundi, Continentes, países, regiões e locais com deslocamentos de pessoas a partir de relatos dos alunos; confronto entre a cronologia do material e a historia do Brasil, da cidade, do cidadão e produzir intelecções. Produções com temáticas a partir de memórias.
 

*****


 Clique nos ícones abaixo e acesse os materiais referentes ao projeto:


 

Livro 1

Deslocamentos populacionais e novas formas de solidariedade

Cronologias

Livro 2

Leituras da imprensa

Mapas

Livro 3

A narrativa do olhar

Fotos de Sebastião Salgado