Auditório da Casa de Cultura Japonesa na USP/Campus Butantã

X Seminário

X Seminário de Ética e Direitos dos Animais:

Pesquisa e Perspectivas

5 e 6 de setembro de 2023

Chamada para apresentação de trabalhos

Está aberta a chamada de recebimento de trabalhos para o X Seminário de Ética e Direitos dos Animais, promovido por pesquisadoras(es) do Diversitas – FFLCH/USP.

Nesta edição comemorativa, contemplaremos o tema Pesquisa e Perspectivas” objetivando tanto abrir espaço de comunicação entre os estudos quanto pensar o fazer da pesquisa no campo dos Estudos Animais.

O seminário será realizado presencialmente na USP (campus Butantã), nos dias 5 e 6 de setembro de 2023, e terá tempo para exposição individual de 20 minutos. Os Eixos Temáticos abarcarão variadas perspectivas: Educação e Pedagogia; Ecologia e animalidade descoloniais/anticoloniais; Arquitetura e Urbanismo; Psicanálise; Filosofia, Ontologia/Cosmologia; Direito; Arte e Artivismo (cinema, literatura, artes visuais, teatro, dança e performance); Ética e Política; História e Ciências Sociais; Ciência e Metodologias de Pesquisa.

Os resumos devem conter entre 300 e 500 palavras, 3 a 5 palavras-chave e 2 a 5 referências principais do estudo. O período de recebimento será de 8 a 18 de agosto de 2023. As propostas deverão ser realizadas pelo link: bit.ly/xseminarioanimais

Organização: Grupo de Pesquisa em Ética e Direitos dos Animais do Diversitas-FFLCH/USP
Realização: Diversitas-FFLCH/USP

Normas e prazos para submissão de resumos

Convidamos estudantes, pesquisadoras(es), professoras(es) e demais interessadas(os) no tema para que enviem propostas de apresentação conforme as seguintes normas:

1. O período para a submissão de propostas é de 8 a 18 de agosto de 2023;

2. As submissões devem ser feitas diretamente pelo link: bit.ly/xseminarioanimais

3. Aceitaremos resumos vinculados às propostas do X Seminário de Ética e Direitos dos Animais tanto em autoria única como em coautoria com até 2 pessoas;

4. Os resumos podem ser enviados em arquivos nos formatos do Word: doc ou docx ou PDF;

5. No momento da inscrição, os trabalhos devem ser direcionados a um dos Eixos Temáticos do Seminário e sempre relacionados à temática animal;

6. A submissão de propostas será realizada por meio de resumos em formatação livre e com os seguintes elementos obrigatórios:

a)                 Título do trabalho;

b)                 Texto do resumo entre 300 e 500 palavras, 3 a 5 palavras-chave e mínimo de 2 a 5 referências principais do estudo;

c)  Nome do(a) autor(a) e colocar em Nota de Rodapé: biografia com máximo de 3 linhas indicando a titulação mais recente, filiação institucional e/ou vinculação a Grupo de Pesquisa e/ou Agência de fomento (no caso de bolsas em vigor), tema principal de pesquisa atual e endereço de e-mail;

d) Abaixo do título do resumo, indicar o Eixo Temático ao qual submete a proposta.

7.  Ao enviar o resumo, o(a) pesquisador(a) se compromete, em caso de aceite, a participar presencialmente do Seminário no dia 5 ou 6 de setembro.

Eixos Temáticos

I –  Educação e Pedagogia

II – Ecologia e animalidade descoloniais/anticoloniais

III – Arquitetura e Urbanismo

IV – Psicanálise

V –  Filosofia, Ontologia/Cosmologia

VI – Direito

VII – Arte e Artivismo (cinema, literatura, artes visuais, teatro, dança e performance)

VIII – Ética e Política

IX – História e Ciências Sociais

X – Ciência e Metodologias de Pesquisa

Observação: As mesas NÃO terão necessariamente os mesmos títulos dos Eixos temáticos.

Critérios de seleção dos resumos

Cada proposta será avaliada pela Comissão Organizadora do X Seminário de Ética e Direitos dos Animais conforme os seguintes critérios:

a) Pertinência e adequação ao tema central e aos Eixos Temáticos do Seminário;

b) Conformidade às normas de submissão;

c)  Qualidade, coesão e coerência do texto (exposição do objetivo principal, bases teóricas/empíricas da reflexão ou análise (autoras(es) e teorias fundamentais) e a justificativa (pertinência e relevância do trabalho);

d) Quantidade de vagas nas mesas de apresentações.

Divulgação dos resultados

Os resumos aprovados serão informados por e-mail até o dia 21 de agosto de 2023.

A programação definitiva será divulgada no dia 23 de agosto de 2023.

O evento será realizado presencialmente, de 5 a 6 de setembro, das 13h00 às 20h00, no auditório da Casa de Cultura Japonesa na USP/Campus Butantã.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para: 10seminarioanimais@gmail.com