Pensar-Fazer Política com os Animais

PENSAR-FAZER POLÍTICA COM OS ANIMAIS: INSPIRAÇÕES DE BRIAN MASSUMI

Data: 8 de julho de 2023
Horário:
 10h (Brasília) | 14h (Lisboa)
Local: Zoom
Inscrições: bit.ly/coloquiomassumi

Contato: animalphilosophy.diversitas@gmail.com

Para finalizar o quinto ciclo de estudos promovido pelo Grupo de Leitura Filosofia Animal (Diversitas-USP e Grupo Praxis-CFUL), cujo trabalho de pesquisa centrou-se no livro “O que os animais nos ensinam sobre política”, do filósofo canadense Brian Massumi, será realizado no sábado, dia 8 de julho de 2023, o Colóquio Internacional “Pensar-fazer política com os animais: inspirações de Brian Massumi. Contaremos com as apresentações de Bruna Bataglia (Brasil) e Diego Gil (Canadá). O evento será online, via Zoom e será emitido certificado de participação. O link de acesso será enviado um dia antes (na sexta-feira, dia 7 de julho).

Bruna Bataglia (UERJ - Brasil)

ALGUNS CAMINHOS E DESAFIOS PARA UMA POLÍTICA ANIMAL

Diego Gil (Three Ecologies Project - Canadá)

CUERPO, SIGNO POTENCIAL Y EVENTO EN EL DEVENIR ANIMAL

PALESTRANTES

Bruna Bataglia é Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Doutoranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Pesquisadora Associada do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC) do IESP-UERJ. Editora Executiva da Revista Direito e Práxis, Editora Adjunta da Revista da Faculdade de Direito da UERJ e Assistente de Edição da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

Diego Gil é coreógrafo, performer e filósofo que estudou em Amsterdã na School for New Dance Development (BA), Das Choreography (MA) e é PhD no programa interdisciplinar de Humanidades da Concordia University em Montreal, sob a supervisão dos professores Erin Manning, Brian Massumi e Alanna Thain. Colabora intensamente com o Sense Lab - um laboratório de pesquisa e criação na interseção de filosofia, arte e ativismo - na organização de eventos estético-políticos, como os "movimentos menores" (2020-19) e a série de workshops "esquizossomáticos" (2019). Em sua própria pesquisa, combina o estudo de práticas somáticas com a filosofia do processo para pensar em espaços alternativos de pesquisa-criação específicos para as artes cênicas.

ORGANIZAÇÃO

Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas – FFLCH/USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - Universidade de São Paulo)

Grupo Práxis do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa

COORDENAÇÃO