PESQUISAS EM ANDAMENTO DE PÓS-DOC

Título da Pesquisa: Interseccionalidade, educação e representatividade: como ser mulher preta impacta o percurso acadêmico

Pós doutorando: Rosangela Aparecida Hilario

Supervisão: Paulo Daniel Elias Farah

Período: 02/03/2023 a 01/03/2024

Resumo: Esta investigação objetiva fazer uma cartografia das estratégias desenvolvidas por acadêmicas pretas para acessar, permanecer e avançar no percurso acadêmico. O contexto escolhido para o desenvolvimento da pesquisa-ação é o Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades/FFLCH/USP. A proposta se estrutura sobre os conceitos de decolonialidade e interseccionalidade em Gonzalez (2020), Vergé (2020), Cesaire (2020) hooks (2017; 2019) e Carneiro (2019), a ressignificação do conceito de aquilombamento a partir dos estudos de Abdias Nascimento e dororidade em Vilma Piedade (2020). A questão estruturante se organiza em torno da diferenciação entre representatividade e visibilidade e de que maneira o meio, o espaço/lugar afeta e interfere em ser representatividade para encorajar e referenciar ou, visibilidade a ser utilizada de acordo com a conveniência, para justificar a ausência de políticas públicas efetivas para reparação dos males e ausências de um processo de escravização de mais de quatro séculos. Serão utilizadas metodologias combinadas com o propósito de traduzir as violências que circundam o processo de escolarização com inspiração na autoetnografia, as escrevivências para traduzir a articulação de saberes e a exposição dialogada para dar conhecimento/fortalecer referencial teórico. A relevância social da pesquisa situa-se no campo de conhecer, compartilhar e fortalecer as estratégias utilizadas por essas mulheres para (sobre) vivência e resistência nos espaços acadêmicos e contribuir para que mais pessoas possam utilizá-las, ocupar espaços e transformar visibilidade em representatividade com impactos consistentes na escolarização formal para melhorar as vivências do povo.
Palavras-chave: Interseccionalidade; Decolonialidade; Mulher Preta; Escrevivências; Dororidade


Título da Pesquisa: Inovações institucionais e enforcement na consolidação do deslocamento do padrão histórico dominante no século XX das relações raciais no acesso à universidade no Brasil em função da Lei de Cotas (Lei 12.711/12): da identidade nacional imaginada para uma identidade brasileira real.

Pós doutorando: Sérgio José Custódio

Supervisão: Sergio Bairon

Período: 01/03/2023 a 01/03/2024

Resumo: A mudança significativa em política pública informada pela Lei de Cotas (Lei nº  12.711/12), seja no decorrer de seu longo processo político no parlamento brasileiro,  seja como consequência direta dessa lei nacional, levou ao problema da necessidade  institucional de assegurar o cumprimento da lei. O enforcement é o problema abordado  neste projeto de pesquisa, a fim de identificar em que medida esse enforcement garante a plenitude da Lei de Cotas, em que medida ela sustenta a mudança do padrão das  relações raciais para o acesso à universidade no Brasil. O projeto de pesquisa examina  se a nação se reinventa mais próxima de um Brasil real e mais distante de um Brasil de  metáforas. A metodologia estuda um conjunto restrito de casos institucionais, complementares e multiniveis, no sistema educacional brasileiro. Busca uma avaliação,  uma resposta. A hipótese é que essas experiências institucionais revelam um dinamismo  inovador nas políticas públicas dando lugar ao novo status quo das universidades  brasileiras, ao fortalecimento da democracia no Brasil, sem ignorar os riscos de  retrocessos. 

Palavras-chave: Brasil, Lei de Cotas, relações raciais, enforcement, nação. 


Título da Pesquisa: Planejamento, gestão e cartografia em políticas de cotas raciais nos cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo: entre o dito, o pretendido e o (re)feito

Pós doutorando:  Kleber Aparecido da Silva

Supervisão: Paulo Daniel Elias Farah

Período: 06/01/2023 a 05/01/2024

Resumo: O eixo central deste projeto surgiu da necessidade de dirigir o nosso olhar acadêmico científico ao cenário que compõe o contexto universitário visando analisar as políticas de ações  afirmativas na pós-graduação stricto sensu no que tange ao acesso, permanência e conclusão dos discentes universitários do Brasil, de uma maneira geral, e da Universidade de São Paulo (doravante USP), de uma maneira específica. O presente estudo, de natureza documental e de colaboração crítica, será realizado com alunos/as cotistas egressos da USP, dentre os quais são egressos dos cursos de pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades; Estudos  Linguísticos e Literários em Inglês; Direito e Medicina. Acreditamos que a grande maioria destes alunos são pertencentes à classe sócio-econômica baixa, advindos das comunidades marginalizadas do Brasil. Para a configuração desta pesquisa, optamos, como referencial teórico,  pela vertente sóciohistórica, sociodiscursiva e decolonial, na qual procuraremos elementos  norteadores para circunscrever a temática deste estudo. Os dados serão coletados, gestados e analisados em 2023 com e em diálogo com o meu supervisor, com o seu grupo de pesquisa e com o “Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens” (GECAL), sob a minha coordenação na  UnB e no CNPq. Serão utilizados como recursos metodológicos os seguintes instrumentos: questionários e entrevistas semiestruturadas; autobiografias e/ou narrativas de aprendizagem;  gravação de rodas de conversas e notas de campo dos/as pesquisadores/as. É, portanto, desse  contexto e dessas práticas universitárias, que nos proporemos a tecer algumas reflexões sobre a  chamada políticas de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu no que tange ao acesso,  permanência e conclusão dos discentes que estão sendo implementadas no Brasil, e em especial, na USP que já tomou as políticas de cotas raciais nos cursos de pós-graduação.  Para tal intento, objetiva-se compreender e analisar o investimento em políticas universitárias  públicas para alunos cotistas na pós-graduação após 10 anos da lei de cotas. Para tal intento, visa se especificamente: i) investigar, em uma perspectiva inter e transdisciplinar, as variações de  sentidos em políticas públicas e políticas universitárias para alunos cotistas dos cursos de pós graduação no Brasilpara o desenvolvimento humano e social, a partir de contextos sócio-escolares  glocais e diferenciados, contribuindo com proposições teóricas e metodológicas para melhoriadas  políticas públicas de respeito aos direitos humanos relativos aos negros/as; ii) caracterizar como as variações de sentidos em políticas públicas para o desenvolvimento humano e social e políticas  universitárias para estudantes cotistas se materializam nos contextos sócio-escolares observados; iii) problematizar como as políticas públicas de desenvolvimento humano e social e políticas  universitárias para estudantes cotistas na pós-graduação se materializam na práxis das  conjunturas sociais investigadas; iv) contribuir na (re)formulação e produção de referenciais que  possam contribuir com uma universidade e uma sociedade mais inclusiva no âmbito da luta pelos  direitos de todos à educação. Almeja-se retratar neste projeto de pesquisa a (in)visibilidade das identidades sociais (raça, gênero, classe social...) da/do estudante cotista da pós-graduação no  cenário universitário propondo políticas de permanência e pós-permanência estudantil tendo em  vista a lei de cotas raciais como política pública de ações afirmativas e não apenas como política universitária. Como observa Freire (1987, p.23), filósofo da educação brasileira, ao reportar-se à condição dos oprimidos da terra, afirma que aluta é uma conquista de cada indivíduo, uma vez  que “(...) aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo com eles lutam”. Com efeito, este projeto busca refletir sobre a humanidade “roubada”, ou seja, representa a “humanidade” roubada do homem negro pelo  homem branco. “... O caminho para assumir-se como maioria está em trabalhar as semelhanças  entre si e não só as diferenças e assim, criar a unidade na diversidade” (FREIRE, 1992, p.78). Dessa  perspectiva, a proposta é a de apresentar e analisar criticamente as políticas de acolhimento, permanência e pós-permanência estudantil de alunos universitários cotistas dos cursos de pós graduação da USP, recortado em 4 (quatro) cursos - Humanidades, Direitos e Outras  Legitimidades; Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, Direito e Medicina-; tendo em vista a lei  de cotas raciais como política pública de ações afirmativas (e não apenas como política universitária).

Palavras-chave: Lei de cotas; políticas de cotas; ações afirmativas; inclusão racial; populações negras; estudantes  cotistas raciais


Título da Pesquisa: Conceituação e elaboração da política pública “CREART – Centro de Referência e Apoio ao Artista e ao Artesão (núcleo piloto de Embu das Artes)”

Pós doutorando: Renato Gonda

Supervisão: Sérgio Bairon

Período: 22/06/2022 a 22/06/2024

Resumo: O projeto CREART – Centro de Referência e Apoio ao Artista e ao Artesão – pretende pesquisar políticas públicas voltadas para o segmento de artistas e artesãos, e posteriormente formular e implementar um “piloto” de uma política pública voltada a apoiar o segmento social desses produtores culturais, com características e necessidades específicas, frequentemente sobre/vivendo à margem das regras sociais padrão. A proposta de se criar a política social de um “Centro de Referência e Apoio” para esse segmento é necessária por haver uma imensa lacuna na elaboração de políticas específicas pelos governos municipais, estaduais e federal que, por não entendem a sensibilidade artístico-emocional-social de artistas e artesãos, por vezes até legislam em relação a seus produtos, mas raramente enveredam nas necessidades humanas e sociais de seus autores. A implantação de um núcleo do projeto CREART no município do Embu das Artes se propõe como um piloto de políticas públicas para o país. A escolha do local dá-se por três razões: A relação pessoal do pesquisador (professor e artista local, ex-secretário municipal de turismo e cultura e ex-presidente de conselhos (mas ainda membro), e presidente de uma aliança de ONGs culturais); As características específicas do município que resultaram a alteração oficial do nome, via plebiscito, acrescentando seu apelido “das Artes” ao topônimo original “Embu”; A inexistência de uma política pública pontual em relação a essa parcela importante dos munícipes locais, assim como no resto do país.

Palavras-chave: Política pública, centro de referência, casa de apoio, resgate social, artista, artesão, Embu das Artes, gestão compartilhada.


Título da Pesquisa: Diáspora também na divulgação científica: health literacy para a saúde mental de refugiados

Pós doutorando: Sonia Regina Schena Bertol

Supervisão: Ricardo Alexino Ferreira

Período: 21/03/2022 a 21/03/2024

Resumo: A proposta temática do presente estudo pretende deter-se, num primeiro momento, numa revisão de literatura sobre Divulgação científica, Comunicação da saúde, Health literacy e Saúde mental, bem como dos projetos e programas dos quais trabalhar-se-á com suas populações e a contextualização de institutos e/ou agências de divulgação científica; em seguida, do procedimento analítico denominado Análise de enquadramento, partindo, em seguida, para a utilização dos mesmos na averiguação de materiais recortados desses mesmos institutos e agências de divulgação científica, que contenham conteúdos relacionados à saúde mental. O esforço investigativo dirigir-se-á, portanto, para a análise de matérias representadas em um corpus extraído do Instituto questão de ciência, da Agência USP e do Center for Communication Programs, sob determinado recorte temporal que contempla um conjunto de mensagens. Para tanto, serão percorridas algumas etapas, como a análise de enquadramento do corpus selecionado, através de protocolos e instrumentos construídos com esta finalidade. Considerando as afirmações acima, analisaremos os materiais numa perspectiva que contemple saúde mental em seu conteúdo.


Título da Pesquisa: Mediação e Justiça Restaurativa: formas de convivência e gestão de  conflitos no contexto universitário e seu entorno 

Pós doutorando: Carla Maria Zamith Boin

Supervisão: Sérgio Bairon

Período: 01/02/2022 a 01/02/2024

Resumo: O presente projeto visa pesquisar quais os impactos da implantação de  espaços de Mediação e Justiça Restaurativa na gestão de conflitos intrapessoais,  interpessoais e institucionais, buscando mudanças de cultura e ampliação de  consciência com relação à realização dos Direitos Humanos no âmbito  educacional, especificamente, no DIVERSITAS – Núcleo de Estudos das  Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Universidade de São Paulo. 
 


Título da Pesquisa: Brasil em tela: Autorrepresentação da realidade brasileira

Pós doutorando: Edson Luiz de Oliveira

Supervisão: Giselle Gubernikoff

Período: 06/01/2020 a 08/01/2024

Resumo: A pesquisa propõe uma reflexão aprofundada sobre a evolução da linguagem do documentário brasileiro e sua interdependência com as tecnologias de registro e distribuição. Nesse contexto, nota-se a convergência entre o documentário jornalístico e o filme etnográfico. Por outro lado, na abordagem do filme documental do tipo autoetnográHico as narrativas desenrolam-se em primeira pessoa como uma forma de autorrepresentação, onde o sujeito do discurso desnuda-se sulÜetivainente, ao enfocar a própria história de vida e algumas vezes sugerir alternativas para a ação. O prometo prevê, também, uma parte prática a ser desenvolvida no âmbito do Diversitas: Núcleo de Estudos das Diversidades, das Intolerâncias e dos Conflitos e, tendo como temática as problemáticas vividas pela população brasileira hoje, com destaque para as questões de gênero, povos indígenas e imigrantes -- constituindo um retrato do Brasil como um território de ausência de direitos.


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