I Seminário do Grupo de Pesquisa “Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea”, do DIVERSITAS – Núcleo de estudos das diversidades, intolerâncias e conflitos da Universidade de São Paulo, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de setembro no Anfiteatro Fernand Braudel, no Departamento de História da Universidade de São Paulo (Av. Prof. Luciano Gualberto, n° 315, Cidade Universitária, São Paulo, SP).

O objetivo é abrir um espaço de debate e reflexão crítica sobre os conflitos armados e os grandes massacres da era contemporânea, propondo não apenas compreender o passado recente a partir dos morticínios que tiveram curso após a eclosão da Grande Guerra, em 1914, e que fundam uma “era de catástrofes”; mas lançar luzes sobre tensionamentos vividos no presente, não apenas entre Estados e seus exércitos convencionais; mas entre grupos étnicos, atores não-estatais e choques civilizacionais.
Trata-se de evento gratuito, certificado e não há necessidade de inscrição prévia!

- Comitê Organizador:
Prof. Dr. Rodrigo Medina Zagni
Prof. Ms. Heitor de Andrade Carvalho Loureiro
- Comitê Científico:
Prof. Ms. Flávio de Leão Bastos Pereira
Prof. André Lopes Loula

--------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMA DO SEMINÁRIO

Segunda-feira - 2/9

Conferência de abertura: Século XX: uma era de catástrofes
14h - 15h30
Osvaldo Coggiola - USP