Edital de Abertura de inscrições para preenchimento de 2 (duas) vagas para bolsas de Pós-Doutorado junto ao Diversitas: Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e dos Conflitos - Acesse clicando neste link.
 
Sobre o projeto:
O Diversitas: Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e dos Conflitos abre a interessados inscrições para seleção de candidatos a duas bolsas de pesquisas em Pós-Doutorado no Projeto intitulado “Fronteiras em Movimento: deslocamentos e outras dimensões do vivido”, de vocação interdisciplinar, cujo resumo se segue abaixo:
O projeto objetiva o registro, análise e divulgação da produção de dados e conhecimentos sobre os deslocamentos humanos contemporâneos. Considerando as práticas sociais e as ressignificações simbólicas de grupos que, principalmente, transitam no circuito geográfico do Hemisfério Sul, tem-se em conta que esta proposta busca inovar informações sobre rotas e fluxos, bem como de valores éticos, morais e simbólicos que se confrontam e se submetem a requalificações mediante negociações culturais. São também preocupações deste projeto desenvolver novas possibilidades conceituais sobre deslocamentos, destinos pouco conhecidos e entender estratégias do viver de grupos inexperientes nesse tipo de contato. Nessa linha, pretende-se levar em conta os desafios decorrentes do redesenho das zonas nacionais pós-coloniais, sob influxos da mundialização em sentido amplo.
O projeto se fundamenta em pesquisas que percebem fronteiras como regiões produzidas, espaços físicos (intra e supranacionais) e zonas de construções culturais, simbólicas, derivadas de elaborações subjetivas que combinam a carga de valores de origem com as encontradas. Fala-se assim de fronteiras múltiplas, físicas e psicossociais, cambiantes segundo supostos da condição cultural de deslocados e hospedeiros que se colocam em situação de vivências e se manifestam em realidades novas, mas não anulam verticalidades e hegemonias.