ITAPEVA/SP - Nos dias 25 e 26 de setembro de 2010 os alunos visitaram a Escola Estadual de Agroecologia Laudenor de Souza, sediada no Assentamento Rural Pirituba. Os alunos ouviram relatos da coordenadora pedagógica da escola, do Prof. Luiz e dos alunos, que apresentaram a dinâmica do espaço escolar pautada na busca da diversidade, no respeito ao saber construído no coletivo e na valorização da luta pela terra. Os alunos visitaram também Agrovila III onde está instalada a Ciranda Infantil, espaço criado para que as crianças realizem atividades recreativas e educacionais enquanto suas mães trabalham no plantio e na colheita.

No dia 26 os alunos participaram da atividade cultural “4ª Cavalgada do MST”, momento e que puderam interagir, conversar e entrevistar alunos da Escola de Agroecologia e assentados de diversas regiões.

BRUMADINHO e BETIM/MG - Entre os dias 05 e 09 de novembro de 2010 viajaram às cidades de Brumadinho e Betim – MG, para realizar trabalho de campo como parte das atividades didáticas. Na cidade de Brumadinho visitaram o Instituto Inhotim, espaço que abriga um imenso jardim botânico com enorme variedade de espécies vegetais, dispostas através de um grande projeto paisagístico, e um museu a céu aberto de arte contemporânea. Os alunos assistiram palestra das coordenadoras das áreas de Arte e Educação, Meio Ambiente e Inclusão e Cidadania, que apresentaram os projetos educativos desenvolvidos pelo Instituto. Na cidade de Betim, visitaram o Salão do Encontro, ONG que tem por objetivo é desenvolver ações estratégicas que garantam o acesso à educação, cultura e a capacitação profissional de pessoas de baixa renda e portadores de necessidades especiais, promovendo a cidadania por meio da arte. Os alunos conheceram as oficinas de produção artesanal - tear, marcenaria, estofado, renda, tintas, etc., a escola de educação infantil da instituição e puderam conversar com a Dona Noemia Gontijo, educadora, artesã e fundadora do Salão do Encontro.

Galeria de imagens:

Assentamento Rural Pirituba (Itapeva/SP)

Instituto Inhotim

Salão do Encontro