São Luiz do Paraitinga: dever de memória e prática de cidadania. Projeto de história oral sobre o trauma causado pelas enchentes de 2010

Os primeiros dias do ano de 2010 foram de intensas chuvas no sul e sudeste brasileiros. Em particular, no estado de São Paulo, registrou-se o maior nível de água caída desde 1943 quando se iniciaram as medições pluviométricas. Entre tantas áreas atingidas, nenhuma teve prejuízo maior em seu patrimônio histórico do que São Luiz do Paraitinga, na borda leste do Vale do Paraíba, sopé da Serra do Mar, na direção do litoral norte, distante 160 km da capital paulista. Nenhuma também tinha um conjunto arquitetônico tão exuberante considerado entre os mais importantes do país e consagrado pelo IPHAN. Aliás, a cidade estava em processo de credenciamento pelo IPHAN para tombamento pelas características históricas e paisagísticas. Com saldo de destruição avaliado em mais de 85% das casas, o centro histórico e comercial foi o mais atingido e se viu reduzido em 100% a destroços.
O presente projeto se arma para proceder a registros de situações ligadas ao tempo presente. Para isto, o Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP), organismo ligado ao Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI-USP), se prontifica a treinar equipes de entrevistadores e supervisionar o andamento do conjunto de atividades que marcam o processo apreendido ainda no ato da tragédia. Basicamente o que se pretende é articular redes de pessoas, colaboradores, que se disponham contar suas impressões sobre o evento e indicar caminhos para a reconstrução da cidade segundo suas tradições.
 
 
Equipe
 
Coordenadores do projeto
Prof. Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy
Profa. Dra. Zilda Márcia Grícoli Iokoi
 
Coordenador Audiovisual
Assad Abdalla Ghazal
 
Câmera
Assad Abdalla Ghazal
Júlio Ramos de Toledo
 
Alunos bolsistas
Darby Emanoel Siste
Enderson de Jesus Pinto
Gustavo Fernandes Moura
Kleber Galvão de Siqueira Júnior
Lais Pimentel Pereira
 
Para acessar o texto integral do projeto clique aqui
 
 
 
 

AnexoTamanho
Projeto São Luiz do Paraitinga.pdf343.18 KB
img SLP.jpg22.83 KB